
No último dia 7, a Copa Airlines realizou um voo com combustível sustentável de aviação (SAF), entre a Los Angeles e a Cidade do Panamá. O voo faz parte de um projeto da Boeing com a IATA no qual alguns voos partindo de Los Angeles usem SAF. Por meio dessa iniciativa, a Copa reafirma o compromisso do setor de aviação de ser neutro em carbono até 2050.
O Boeing 737-MAX9 da companhia recebeu 39 mil libras de SAF para o voo. O combustível veio da World Energy, dona da única refinaria de combustível sustentável dos Estados Unidos. Durante a Cúpula das Américas, a Copa se juntou a outras seis companhias aéreas que se comprometeram a emitir menos carbono em seus voos. Juntas, foram responsáveis pela redução de 472 mil libras de CO2.
Recentemente, outras empresas do setor promoveram ações com o intuito de reduzir a emissão de carbono. A Airbus, por exemplo, vem testando aviões movidos a combustível feito de óleo de cozinha. Além disso, a fabricante anunciou a construção de um centro de pesquisa de combustíveis a hidrogênio no Reino Unido. A ATR também divulgou recentemente sua nova geração de aviões, a EVO. Em meados de 2030, os ATR EVO poderão voar 100% movidos a biocombustíveis.
Enfim, quer mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.