Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Airbus vai construir centro de pesquisas com hidrogênio

A Airbus vai abrir no Reino Unido mais um centro de pesquisa de hidrogênio, como fonte de combustível. (Divulgação/Airbus)

A Airbus anunciou nesta quarta-feira (25) que vai construir um centro de pesquisas em Filton, no Reino Unido. O Centro de Desenvolvimento de Emissão Zero (ZEDC na sigla em inglês), vai pesquisar formas de se usar hidrogênio como combustível de aviões nos próximos anos. Esse é mais um passo no projeto da Airbus de lançar aviões de passageiros a hidrogênio até 2035.

A Airbus aposta pesado em novas tecnologias de combustível para os próximos anos. Recentemente, a empresa fez testes em um A380 que usava um biocombustível a base de óleo de cozinha. Além disso, ela deverá usar o mesmo modelo para seus primeiros testes com motores a hidrogênio nos próximos anos. Assim, o novo centro de pesquisa vai se focar no desenho, desenvolvimento e construção de tanques criogênicos para armazenar hidrogênio. Esse centro vai ser desenvolvido junto com o Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ATI), do governo britânico.

Além do Reino Unido, a Airbus já tem centros pesquisando o uso de hidrogênio em Madrid (Espanha), Stade e Bremen (Alemanha), bem como em Nantes (França). Alguns dos centros estudam estruturas em material compósito para lidar com o combustível, enquanto outros centros estudam estruturas de metal. A expectativa é que todos os centros de pesquisa estejam funcionando em 2023. Além disso, espera-se que o primeiro voo com um avião a hidrogênio ocorra em 2026.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.