
A Airbus anunciou nesta quarta-feira (25) que vai construir um centro de pesquisas em Filton, no Reino Unido. O Centro de Desenvolvimento de Emissão Zero (ZEDC na sigla em inglês), vai pesquisar formas de se usar hidrogênio como combustível de aviões nos próximos anos. Esse é mais um passo no projeto da Airbus de lançar aviões de passageiros a hidrogênio até 2035.
A Airbus aposta pesado em novas tecnologias de combustível para os próximos anos. Recentemente, a empresa fez testes em um A380 que usava um biocombustível a base de óleo de cozinha. Além disso, ela deverá usar o mesmo modelo para seus primeiros testes com motores a hidrogênio nos próximos anos. Assim, o novo centro de pesquisa vai se focar no desenho, desenvolvimento e construção de tanques criogênicos para armazenar hidrogênio. Esse centro vai ser desenvolvido junto com o Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ATI), do governo britânico.
Além do Reino Unido, a Airbus já tem centros pesquisando o uso de hidrogênio em Madrid (Espanha), Stade e Bremen (Alemanha), bem como em Nantes (França). Alguns dos centros estudam estruturas em material compósito para lidar com o combustível, enquanto outros centros estudam estruturas de metal. A expectativa é que todos os centros de pesquisa estejam funcionando em 2023. Além disso, espera-se que o primeiro voo com um avião a hidrogênio ocorra em 2026.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.