Na próxima segunda-feira (15/05), às 14h, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgará o relatório final do acidente que causou a morte da cantora Marília Mendonça, em 5 de novembro de 2021.
Em nota, o Cenipa deu mais detalhes sobre sua atuação no caso:
Ao ensejo, é importante esclarecer que os trabalhos desenvolvidos pelo CENIPA destinam-se, unicamente, à prevenção de acidentes, na forma como estabelece o art. 86-A da Lei nº 7.565/1986 do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), bem como o §6º do art. 1º do Decreto nº 9.540/2018 e o Anexo 13 da Convenção de Chicago de 1944, que trata da Aviação Civil Internacional, da qual o Brasil é signatário. As investigações realizadas pelo CENIPA não buscam o estabelecimento de culpa ou responsabilização, conforme previsto no §4º do art. 1º do Decreto nº 9.540/2018, tampouco se dispõem a comprovar qualquer causa provável de um acidente, mas indicam possíveis fatores contribuintes que permitem elucidar eventuais questões técnicas relacionadas à ocorrência aeronáutica. Dessa maneira, os Relatórios Finais elaborados pelo CENIPA propõem a implementação de medidas por meio de Recomendações de Segurança, buscando o aprimoramento da segurança de voo.É oportuno ainda esclarecer que, conforme disposto no art. 88-H do CBA, é mediante a emissão e publicação do Relatório Final que o CENIPA se pronuncia sobre o resultado de suas investigações.
A leitura do relatório será no Cenipa, em Brasília, além de ser apenas para familiares, representantes legais devidamente indicados e amigos das vítimas.
O acidente:
No dia 5 de novembro de 2021, Marília Mendonça morreu em um acidente aéreo. A cantora, estava acompanhada de seu produtor Henrique Ribeiro e seu tio Abicieli Silveira Dias Filho, embarcando em um táxi aéreo em Goiânia com destino a Caratinga, onde tinha um show agendado. O avião, um bimotor Beech Aircraft fabricado em 1984, caiu na zona rural de Piedade de Caratinga, poucos quilômetros antes do aeroporto em que faria o pouso.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok