Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Airbus utilizará o A380 para testar sistemas de propulsão a hidrogênio

A fabricante Airbus revelou que utilizará o A380 como aeronave de teste para seu projeto ZEROe, que visa desenvolver uma aeronave de emissão zero até 2035. O demonstrador de voo Airbus A380 com sistemas de propulsão a hidrogênio deve iniciar o programa de testes até 2025. 

Airbus utilizará o A380 para testar sistemas de propulsão a hidrogênio
Airbus A380, será utilizado para testar sistemas de propulsão a hidrogênio.(Imagem: Airbus)

A Airbus acredita que essa tecnologia pode ser um divisor de águas para a aviação comercial, pois a indústria busca maneiras de tornar o voo livre de emissões. 

“Este é o passo mais significativo realizado pela Airbus para inaugurar uma nova era de voos movidos a hidrogênio desde o lançamento de nossos conceitos ZEROe em setembro de 2020”, anunciou Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus em comunicado à imprensa. 

Airbus utilizará o A380 para testar sistemas de propulsão a hidrogênio
De acordo com a Airbus, o A380 com sistemas de propulsão a hidrogênio deve iniciar o programa de testes até 2025.(Imagem: via Twitter)

O demonstrador de voo Airbus A380 será equipado com um motor a hidrogênio desenvolvido pela CFM International, uma empresa conjunta entre a GE Aviation, com sede nos EUA, e a fabricante francesa Safran. As empresas de energia Air Liquide e Plug Power também darão suporte técnico ao programa. 

O motor a hidrogênio será montado ao longo da fuselagem traseira da aeronave A380 “para permitir que as emissões do motor, incluindo rastros, sejam monitoradas separadamente daquelas dos motores que alimentam a aeronave”. 

Airbus utilizará o A380 para testar sistemas de propulsão a hidrogênio
Os novos conceitos de aeronaves podem entrar em serviço em 2035 e possuem autonomia acima dos 3.700 km com 200 passageiros. (Imagem: Airbus)

O motor a hidrogênio será montado nos Estados Unidos. A CFM International completará a campanha de testes de solo do motor antes do teste de voo do A380. 

Klauke acrescentou: “Ao alavancar a experiência dos fabricantes de motores americanos e europeus para progredir na tecnologia de combustão de hidrogênio, essa parceria internacional envia uma mensagem clara de que nossa indústria está comprometida em tornar realidade o voo de emissão zero”. 

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), juntamente com os players globais da aviação, como Airbus e Boeing, se comprometeram a atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050. 

Você sabia?

A Airbus apresentou três aeronaves movidas a hidrogênio sob o codinome ZEROe, que se diferem em tamanho e capacidade de capacidade de passageiros, mas são neutras para o clima.

Deixe sua opinião!

Gostou desse texto? Então leia mais notícias do nosso site:

Leilão do Airbus A380 em partes

Airbus A380 será transformado em hotel de luxo na França

Agora, confira um vídeo

YouTube player

Sempre que quiser, veja mais vídeos no nosso canal no youtube!

Canal do aviões e músicas

Você leu toda a matéria? Então não deixe de acompanhar também nossas redes sociais!

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.