
A Alemanha quer ser o primeiro país a fazer um uso mais sustentável do cargueiro Airbus A400M. Por isso, a fabricante trabalha numa permissão para o avião voar com 50% de combustível sustentável de aviação (SAF). A expectativa é que o cargueiro faça os primeiros voos com SAF entre 2022 e 2023. Esse tipo de combustível emite até 85% a menos de poluentes do que os convencionais.
Ainda neste ano, o A400M deve fazer os primeiros voos com SAF em apenas um dos motores. No entanto, a expectativa é que, no início de 2023, ele já voe com 50% de SAF nos quatro motores. Dessa forma, a Alemanha se torna o primeiro país a usar SAF nos aviões da Força Aérea. Além dos 53 Airbus A400M, a Força Aérea Alemã quer usar combustíveis sustentáveis em toda sua frota, desde caças aos aviões de transporte de autoridades.
Além do projeto junto à Força Aérea Alemã, a Airbus também quer que, no futuro, os A400M possam voar com 100% de SAF. No entanto, a fabricante destaca que esse é um projeto a longo prazo. Como os combustíveis sustentáveis ainda estão em desenvolvimento, ainda não há uma padronização das fórmulas. Com essa fórmula desenvolvida, fica mais fácil conseguir a certificação para voos mais sustentáveis.

Óleo de cozinha
A Airbus está investindo bastante no desenvolvimento de combustíveis mais sustentáveis. Recentemente, a fabricante fez testes com A319neo, A350 bem como o A380 movidos a combustíveis feitos de óleo de cozinha. Esse tipo de combustível reduz a emissão de poluentes em até 71%. Além disso, a fabricante europeia está investindo em diversos centros de pesquisa com combustíveis a base de hidrogênio. Recentemente, a Airbus anunciou a construção de um laboratório no Reino Unido para fazer essa pesquisa. De acordo com a companhia, nos próximos anos, um A380 vai fazer os primeiros voos de teste usando um motor extra para testar o combustível de hidrogênio.

Além da Airbus, a ATR também anunciou a família EVO, nova geração de seus aviões de maior sucesso. Em meados de 2030, os ATR EVO deverão estar voando com uma nova aerodinâmica que reduz o consumo de combustível em até 20%. Além disso, eles deverão ser certificados para voar com 100% de SAF.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.