
Nesta quarta-feira (15) o Airbus A321XLR fez seu primeiro voo de teste. A aeronave voou durante 4 horas e 35 minutos e realizou diversos testes. O maior avião da família A320 vai ser o narrow body com maior alcance do mundo, podendo voar até 8.700 km. A previsão da Airbus é que o avião comece a voar a partir de 2024.
Como comentamos no blog, a Airbus vai construir no Reino Unido um centro de pesquisa de combustíveis a hidrogênio.
A aeronave decolou de Hamburgo, na Alemanha, às 11h05 do horário local e pousou por volta das 15h30. Durante o voo de hoje, a tripulação testou os motores, controles de voo bem como os sistemas principais. Além disso, ainda fez testes do envelope de voo em alta e baixa velocidade. A bordo, estavam dois pilotos e três engenheiros da fabricante. O primeiro voo aconteceu com os motores CRM LEAP-1A, que já equipa os A320neo e A321neo. Os próximos voos de teste devem acontecer com aviões usando motores Pratt & Whitney GTF. No entanto, ainda não há data para esses testes.

Alcance e sustentabilidade
Os Airbus A321XLR vão ter alcance de 8.700 km. Isso é suficiente para voar, por exemplo, entre São Paulo e Madrid, na Espanha, sem escalas. Atualmente, as companhias usam Airbus A330, Boeing 777 e 787 nessa rota. Uma vez que o A321XLR é um avião menor, ele vai poder fazer rotas de widebodies com menor demanda de passageiros. Assim, economiza combustíveis e polui menos.
A preocupação da Airbus com o meio ambiente fez a companhia testar aviões movidos a combustível de óleo de cozinha recentemente.
A Airbus destaca que a nova geração de motores queima 30% menos combustível e, consequentemente, emite 30% menos gases poluentes na atmosfera. Além disso, a nova engenharia dos motores diminui também os ruídos emitidos, especialmente em decolagens e pousos.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.