
Conforme noticiamos aqui na semana passada, a frota mundial do A-29 Super Tucano completou 500 mil horas de voo. Para marcar celebrar, a Embraer fez um vídeo bem legal mostrando um pouco do que o avião pode fazer.
A Embraer desenvolveu o A-29 Super Tucano ainda nos anos 1990 para substituir o T-27 Tucano. O A-29 se destacou por ser um avião leve, robusto e de operação barata. O modelo tem despachabilidade de mais de 90%, uma das maiores da categoria. Ele pode operar em pistas curtas, acidentadas e sem suporte.
O primeiro cliente do A-29 foi o Brasil. No entanto, outros 14 países usam o modelo em suas forças armadas. Atualmente, ele voa em países como Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Indonésia e Nigéria.
Versatilidade
Desde o primeiro voo, em 1999, já foram produzidas 270 unidades do A-29. O modelo voa em missões de treinamento, bem como de interceptação, ataque leve, vigilância e contra-insurgência. Como postamos no blog, neste ano, a Embraer enviou para a FIDAE um KC-390 e um A-29 Super Tucano, para que o público e novos compradores conhecessem o avião. A feira aconteceu em Santiago do Chile entre 5 e 10 de abril.
Confira abaixo o vídeo que a Embraer produziu para comemorar as 500 mil horas de voo do A-29.

Aliás, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Facebook, Instragram e Tiktok


