
Notícia de última hora! A Airbus anunciou agora um novo avião, o Airbus A360. Com capacidade para até 250 passageiros, o modelo terá um alcance de até 20 mil quilômetros, para concorrer com o Boeing 787. No entanto, a maior novidade do novo projeto é que usará óleo de cozinha como combustível.
Conforme noticiamos nessa semana, a Airbus fez testes com A380 voando com óleo de cozinha. Antes do A380, a fabricante já tinha feito testes com os A350 e A319neo usando esse combustível. Hoje, os franceses revelaram que os testes eram parte do novo projeto, o A360. Como disse Thanos Stark, diretor de Relações Públicas da Airbus: “O futuro está nos aviões menos poluentes. O óleo de cozinha emite até 71% de poluição a menos que a querosene de hoje. Nossos aviões serão mais limpos!”

Aroma de comida
A Airbus ainda anunciou outra novidade do A360. Uma vez que o avião será movido a óleo de cozinha, ele vai deixar um aroma muito bom por onde passar. A fabricante anunciou modelos nos aromas batata frita, pastel, coxinha, churros e kibe. “As pessoas que vivem nas cidades estão cansadas do cheiro de fumaça, ainda mais nos bairros perto dos aeroportos. Portanto, o aroma de comida vai aumentar a aceitação das associações de moradores”, disse Stark.
A TAP Air Portugal foi a primeira empresa a anunciar a compra do A360. Abel Braga, representante da companhia, disse inclusive qual modelo a empresa vai utilizar: “Portugal é conhecido por sua culinária, portanto, nosso avião terá o aroma de bolinho de bacalhau”.
O A360 deve fazer seu voo de teste em 2029. E a previsão é que o avião comece a voar em 31 de fevereiro de 2031.
Pessoal, é óbvio que essa é uma pegadinha de primeiro de abril! No entanto, se você quiser saber notícias REAIS da aviação, siga a gente nas redes sociais!


