O aeroporto Internacional de Pudahuel (SCL) em Santiago do Chile, irá receber nesta sexta-feira (18), o Boeing 747-SP que foi transformado em um centro de pesquisa de diversos experimentos científicos astronômicos. Ele transporta um telescópio em sua fuselagem, o SOFIA – Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA (sigla em inglês).

A NASA informou que o Chile será a base para pesquisas e estudos dos céus no hemisfério sul nesta primeira etapa das pesquisas, que será de 18 de março a 1 de abril. A segunda etapa está prevista entre junho e setembro, dependendo dos fatores climáticos.

O uso do 747 modificado pela NASA de matrícula N747NA, foi crucial para estudar a composição de atmosferas e superfícies planetárias; investigar a estrutura, evolução e composição dos cometas; determinar a física e a química do meio interestelar, além de explorar a formação de estrelas e outros objetos estelares.

A aeronave adquirida em 1997, foi adaptada para receber um telescópio refletor de 2,5 m, que possui um espelho primário de grandes dimensões de 2,7 m de diâmetro, como é comum na maioria dos grandes telescópios infravermelhos.

Dê sua opinião! SOFIA, o Boeing 747-SP da Nasa que transporta um telescópio fará pesquisas no Chile.
Gostou desse texto? Então leia mais notícias do nosso site:
O que acontece quando um avião perde o sistema de navegação em pleno voo?
Conheça a NASA Kennedy Space Center Visitor Complex.
Agora, confira o vídeo do canal com Lito Sousa:

Confira também, mais um vídeo do canal com Lito Sousa:

Sempre que quiser, veja mais vídeos no nosso canal no youtube!
Você leu toda a matéria? Então não deixe de acompanhar também nossas redes sociais!