Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O que acontece quando o avião perde o sistema de navegação em pleno voo?

Lito, o que acontece se o avião perder o sistema de navegação no meio do voo. Vai ficar perdido?

Bem…um avião é projetado para que, se algo realmente importante para o voo apresentar algum problema, ele tenha meios para fazer com que não venha a causar nenhum risco ao avião e aos seus ocupantes.

Nos aviões modernos existe um computador que faz todos os cálculos de navegação e é por meio dele que é controlado o piloto automático e que vem as informações que são mostradas nos displays do flight deck. Cada modelo de avião tem as suas características e difere um pouco do outro. Mas em linhas gerais pode mudar o nome e a quantidade, mas não muda a filosofia.

Para dizer ao computador onde o avião está, temos um outro computador chamado de ADIRU (Air Data Inertial Reference Unit), que é o terror dos planilsons, porque ele funciona com giroscópios a laser e sente a rotação da terra.

O ADIRU também recebe atualizações da sua posição atual vinda de estações de rádio como o VOR ou do GPS (Ground Positioning System) do avião. O princípio do GPS dos aviões é praticamente o mesmo que do GPS do carro e dos telefones, são 24 satélites em órbita da terra (sim, satélites existem e giram em volta do nosso planeta que é esférico) e esses satélites compartilham sua posição com um aparelho receptor e assim este sabe onde exatamente está.

Temos também um sistema de navegação baseado em sinais de rádio e nesse sistema temos o VOR, o DME e o ILS.

E qual a informação que o avião usa para determinar a sua posição, GPS, Inercial ou auxílios de rádio (VOR, DME, ILS) ?
Ele usa uma combinação das informações geradas pelo ADIRU e pelos rádios e com todos esses dados ele dá precisamente a posição que se encontra a aeronave. E se você sabe onde está e para onde quer ir, está feita a sua navegação.

Mas o nosso objetivo não é mostrar como funciona, e sim o que acontece quando o avião perde o sistema de navegação em pleno voo, então dá um play e vem ver a simulação de alguns defeitos:
Um sensor externo do avião pode dar indicação errada ou parar de funcionar, e agora?
E se falhar um inercial ou um ADIRU?
E se falhar o GPS? E no caso dos rádios?
E no caso do computador de navegação falhar? Eles também são duplos e funcionam de forma independente.
Embora seja bastante improvável de acontecer, e se ambos os computadores pararem de funcionar?

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.