O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou uma lei que permite que sejam registradas no país as aeronaves estrangeiras alugadas (leasing) por companhias aéreas da Rússia.

Devido às sanções impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia, as empresas estrangeiras de arrendamento de aeronaves terão de rescindir os contratos com as companhias aéreas do país até o dia 28 de março. No total, 523 aeronaves foram arrendadas por empresas de leasing do ocidente.
Muitas das aeronaves alugadas foram registradas nas Bermudas, por razões de segurança e regulatórias. No entanto, a Autoridade de Aviação Civil das Bermudas anunciou em 13 de março, a suspensão de todos os certificados de aeronavegabilidade das aeronaves operadas na Rússia, deixando em solo toda a frota com matrícula das Bermudas.

Caso as aeronaves sejam registradas novamente por empresas russas, elas poderão continuar operando em seu espaço aéreo, mesmo pertencendo às empresas do ocidente sob o risco da perda dessas aeronaves.
Ainda que os contratos sejam rescindidos, provavelmente a devolução desses aviões ficará comprometida, em decorrência da nova lei.
Além disso, com a suspensão do envio de peças pelos fabricantes Airbus, Boeing, Embraer e Bombardier, existe a possibilidade de canibalização para manter as outras aeronaves operando.
Caso isso ocorra, aumentará a desconfiança por parte das empresas de leasing e das seguradoras, dificultando o fechamento de novos negócios com as companhias russas.
Dê sua opinião! Putin assina lei para nacionalizar aeronaves estrangeiras alugadas na Rússia.
Gostou desse texto? Então leia mais notícias do nosso site:
Helisul esclarece que não comprou o acervo do Museu Asas de Um Sonho TAM.
Rússia ataca fabrica de aeronaves da Antonov.
Agora, confira o vídeo do canal com Lito Sousa:


Sempre que quiser, veja mais vídeos no nosso canal no youtube!
Você leu toda a matéria? Então não deixe de acompanhar também nossas redes sociais!