
A LATAM Brasil é a primeira empresa da América Latina a usar óculos de realidade virtual na manutenção. Em 20 bases, os mecânicos vão usar SmartGlass que vão aumentar a eficiência e segurança da manutenção.
Você viu isso? A Azul Conecta usa óculos de realidade virtual no treino de pilotos.
Os óculos funcionam por comando de voz. Além disso, enviam por 4G imagens ao vivo do que o mecânico está vendo. As imagens vão para técnicos do Centro Operacional de Manutenção (MOC na siga em inglês) da empresa em Congonhas. Em alguns casos, elas podem ir até para a Boeing ou Airbus em tempo real. Dessa forma mesmo à distância, outros mecânicos vão ajudar na manutenção.
Realidade aumentada

Além disso tudo, os óculos ainda têm a realidade aumentada. Por meio da câmera o técnico vai poder ver muito mais do que os olhos mostram. Por exemplo, a câmera tem um sensor térmico que mostra a temperatura das peças. Usando o óculos, o técnico pode ver pontos de vazamento, ajudando a decidir se deve fechar uma válvula.
Com os óculos de realidade virtual, a LATAM Brasil espera reduzir o tempo de manutenção dos aviões. Assim, a chance de atrasos será menor. “Esta ferramenta de suporte técnico remoto, através da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da Companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros”, comenta Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


