
Os pilotos da Azul Conecta vão usar óculos de realidade virtual nos treinamentos. É a primeira vez que uma empresa aérea usa essa tecnologia no Brasil. Além dos óculos, os pilotos usam sensores nas mãos para poderem mexer nos instrumentos de uma cabine digital, 100% em tamanho real. Dessa forma, os pilotos vão para o simulador já sabendo onde estão e como operar todos os equipamentos.
A Azul criou essa tecnologia junto da Plan XP, especialista em realidade virtual. De acordo com a Azul, o sistema simula 68 passos que o pilotos seguem no Cessna Caravan. No final, o simulador cria um relatório com os pontos fortes do candidato, além daqueles que precisam de mais treinamento. A Azul destaca que esse é o início. Em seguida, vão aprimorar o sistema, que vai emitir um relatório mais completo. Posteriormente, os relatórios vão detalhar os acertos e erros e indicar até o tempo que o piloto leva em cada passo.
A realidade virtual poderia ter facilitado a vida do Lito nesse vídeo:

Fase de testes
A princípio, a Azul vai dividir a turma de novos pilotos em duas. Metade, vai treinar com o novo sistema, enquanto a outra metade vai ter aulas tradicionais. Então, a Azul Conecta espera ver como o sistema pode melhorar. No futuro, a Azul deve usar a realidade virtual em mais treinamentos, como emergências ou inspeção do avião antes do voo.
De acordo com a Azul, o novo treinamento vai facilitar a vida dos novos pilotos. Muitos alunos chegavam ao simulador sem saber onde estavam alguns instrumentos. Agora, devem chegar com mais conhecimento e vão aproveitar melhor as aulas. Da mesma forma, os pilotos mais antigos da Azul conecta vão usar o sistema. A empresa destaca que os pilotos mais antigos vão usar os óculos de realidade virtual em treinamentos de reciclagem.
Antes que você vá embora, nessa semana, decolou o novo avião da Azul com pintura da Disney!
Quer saber mais sobre aviação? Então siga o Aviões e Músicas nas redes sociais!