Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

LATAM Brasil vai exportar inspeção com drones para o Chile

Drones
Desde dezembro, a LATAM Brasil usa drones para inspecionar os aviões. A tecnologia vai ser exportada para o Chile (Divulgação/LATAM)

Desde dezembro de 2019, a LATAM Brasil utiliza drones para inspecionar os aviões no Centro de Manutenção (MRO) de São Carlos (SP). Com a ajuda dos drones, o processo de inspeção das aeronaves ficou 12 vezes mais rápido. Essa tecnologia deu tão certo que os chilenos também vão utilizar.

Desde abril, os mecânicos do MRO de São Carlos usam óculos de realidade aumentada na manutenção das aeronaves.

De acordo com Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil, antes do uso dos drones, uma inspeção de aeronave levava aproximadamente oito horas. Agora, com o uso dos drones, a inspeção das aeronaves caiu para apenas 40 minutos. “O resultado comprova que estamos no caminho certo por mais eficiência operacional e torna ainda mais evidente como o LATAM MRO de São Carlos deve ser motivo de orgulho para o Brasil”. O processo deu tão certo que a LATAM Chile vai começar a utilizar os drones do outro lado dos Andes.

2000 fotos por avião

Os drones tiram de 1.600 a 2 mil fotos da fuselagem, asas e empenagem dos aviões da família A320. (Divulgação/LATAM)

No momento, os drones fazem a inspeção apenas da família Airbus A320. Os aparelhos voam ao longo dos aviões tirando de 1.600 a 2.000 fotos, com detalhes da fuselagem, asas e empenagem. E, de forma totalmente autônoma. Então, a inteligência artificial analisa as imagens a procura de danos e reparos necessários. Além de acelerar o processo de revisão das aeronaves, o uso dos drones ainda enviam automaticamente as imagens para bancos de dado online. Dessa forma, a LATAM Brasil ainda economiza na impressão de papéis com imagens.

Conforme comentamos no blog, a LATAM se esforça para diminuir o impacto ambiental. A companhia está eliminando os plásticos de uso único.

A tecnologia é uma parceria da LATAM Brasil com a Donecele, companhia francesa que desenvolveu o método.

Enfim, quer das novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.