
Nesta quarta-feira (11), acionistas da Gol e Avianca anunciaram a criação de uma nova holding que vai ter controle econômico das empresas. Além disso, a ABRA, nome da nova holding, ainda vai ter participação na Fast Colombia, Viva Colombia e na chilena Sky Airline. Dessa forma, a ABRA vai ser o maior grupo de transportes da América Latina.
Você viu aqui no blog? A Avianca Holdings comprou recentemente a Viva Air
A ABRA vai nascer da fusão da MOBI Fundos de Investimento em Ações (MOBI-FIA), controladora da Gol, com a Avianca Holdings. De acordo com o comunicado, as companhias vão continuar existindo, com suas marcas e culturas, bem como a manutenção dos programas de milhagem Smiles e LifeMiles. Além disso, as companhias vão continuar tendo gestões independentes, sem interferência de uma em outra. A grande novidade é que o mesmo grupo, que vai ter sede no Reino Unido, vai ter o controle econômico das duas empresas, bem como as participações na Fast, Viva Air e Sky Airline.
Expectativa de crescimento
Atualmente, as companhias têm, somadas, uma frota de 300 aeronaves e faturamento de 7 bilhões de dólares por ano. A expectativa é que a ABRA permita um crescimento para 500 aeronaves e faturamento de 10 bilhões por ano. O novo grupo deverá fazer essa gestão financeira para que as empresas cresçam e complementem as malhas, formando o maior grupo da América Latina.
A gente também comentou aqui no blog. Recentemente, a Gol assinou acordo com o Mercado Livre e vai entrar de vez no transporte de cargas.
A família Constantino, controladora da Gol, vai ter a maior participação da nova holding. No entanto, o co-fundador da Avianca Holdings, Roberto Kriete, será o diretor da ABRA. Constantino de Oliveira Júnior será o CEO da holding, enquanto Adrian Neuhauser (CEO da Avianca) e Richard Lark (CFO da Gol) serão os co-presidentes.

Com grande histórico no transporte rodoviário, a família Constantino criou a Gol em 2001. Atualmente, a Gol tem a maior participação no mercado doméstico de aviação. Já Kriete foi responsável pela TACA ser a maior companhia da América Central e foi um dos fundadores da Volaris, companhia low cost com grande participação nos mercados mexicano e da América Central.
Enfim, quer saber mais novidades do mundo da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


