Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Entidades cobram presidente sobre despacho de bagagens

despacho de bagagens
Em ano eleitoral, presidente ainda não decidiu sobre a cobrança do despacho de bagagens (foto: Lucas Conrado)

Como noticiamos recentemente, o Congresso Nacional aprovou a MP do Voo Simples, com o fim da cobrança pelo despacho de bagagens. Por isso, entidades do setor de aviação enviaram uma carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro, pedindo que retire da MP o artigo que obriga o despacho sem custo extra.

A IATA, ALTA, Abear e JURCAIB reafirmaram que, a gratuidade do despacho de bagagens pode gerar passagens aéreas mais caras. De acordo com as entidades, o fim da cobrança fere os direitos dos clientes. Elas afirmam que o cliente que viaja só com bagagem de mão acaba tendo de pagar pelas bagagens despachadas pelos outros passageiros.

Além disso, as entidades destacam que o fim da cobrança pelo despacho de bagagens vai contra tratados internacionais que o Brasil assinou nos últimos anos. A nota destaca que a insegurança jurídica dessa medida pode espantar companhias aéreas que queiram voar para o Brasil.

Presidente indeciso em ano eleitoral

Em ano eleitoral, a cobrança pelo despacho de bagagens se tornou um problema para Jair Bolsonaro em sua campanha pela reeleição. De acordo com o site Poder 360, o presidente não sabe se sanciona a lei na íntegra ou não. Por um lado, o corpo técnico do Ministério da Infraestrutura pede para Bolsonaro aprovar a MP, porém permitindo a cobrança pelo despacho de bagagens. Assim como as entidades do setor de aviação, esse setor defende que a cobrança aumenta a atratividade do Brasil no mercado internacional.

No entanto, a medida é impopular com os eleitores. Apesar de a cobrança existir desde 2017, o preço das passagens aéreas não diminuiu, como era esperado. No primeiro ano da cobrança, houve uma pequena redução de 0,6% no valor das passagens. No entanto, de 2017 até hoje, as passagens tiveram repetidos aumentos. Só em 2021, o preço das passagens aéreas aumentou 19,3%. De acordo com o IBGE, só nos últimos 12 meses, as passagens tiveram um aumento de 88,65%.

Vale destacar que, apesar da cobrança do despacho de bagagens, os custos das companhias aéreas aumentaram nos últimos anos. O preço dos combustíveis, aliado á desvalorização do real, pressionaram as companhias aéreas. Além disso, o fechamento de duas companhias nos últimos três anos também aumentou a demanda por passagens aéreas.

Enfim, quer saber mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.