
Pela primeira vez, um Embraer E2 fez um voo usando 100% de combustível sustentável para aviação (SAF). O voo durou 70 minutos, decolando e pousando em Vero Beach, nos Estados Unidos. Além disso, o E2 passou por dois dias de testes com SAF em solo, no aeroporto de Fort Lauderdale, também nos Estados Unidos. Usando 100% de SAF, o E2 pode diminuir as emissões de CO2 em até 85%.
Recentemente, a Copa Airlines realizou um voo com combustível sustentável de aviação
Os testes aconteceram em Embraer E2 com motor GTF da Pratt & Whitney. Atualmente, eles têm certificação para para operar com até 50% de SAF nos E2. No entanto, os novos testes comprovaram que esses motores funcionam normalmente com até 100% de combustíveis sustentáveis. Enquanto operam com combustíveis fósseis, os novos GTF já diminuem as emissões de poluentes em até 25%, fazendo do Embraer E2 o avião de corredor único mais sustentável do mundo. Podendo operar com SAF, essa emissão cai em até 85%. De acordo com Rodrigo Silva e Souza, Vice Presidente de Sustentabilidade da Embraer Aviação Comercial, a substituição de aviões mais antigos pela nova geração e o uso do SAF é o caminho mais eficiente para emitir menos poluentes nos voos.
Os ATR EVO devem voar com 100% de SAF em meados de 2030.
Combustível sustentável
Nos testes, o Embraer E2 utilizou o SPK de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEPA-SPK). Esse tipo de combustível vem de fontes renováveis e mais limpas do que o petróleo, ainda usado em grande escala na aviação. Dessa forma, o combustível menos poluente, junto aos motores modernos e à fuselagem limpa e mais leve do Embraer E2 apresentam um caminho interessante rumo a uma aviação mais sustentável.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.