Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As pessoas têm medo do que não deveria no avião

Todos os 126 ocupantes do voo escaparam sem ferimentos graves. Mas uma tragédia poderia ter acontecido (Reprodução: PTZtv/Youtube)

Como diz o Lito e a camisa bem legal à venda na Loja do Aviões e Músicas: turbulência não derruba avião. Ainda assim, as pessoas morrem de medo do avião cair quando começa a balançar. Curiosamente, muita gente que tem medo de turbulência viaja sem cinto de segurança. Então, o que acontece se o avião entra em uma área de turbulência severa? Isaac Newton entra em ação e a inércia arremessa as pessoas no teto. E, sangrando, os passageiros falam: “tá vendo? Turbulência é perigosa!”

Não. Turbulência não é perigosa. Não seguir procedimentos é perigoso!

Como eu sempre digo, as pessoas têm medo do que não deveria num avião. E não têm medo do que deveria. Arremetida, bem como turbulência, assusta todo o mundo. Contudo, voar sem cinto de segurança ou evacuar o avião carregando bagagens não assusta ninguém.

Ontem (21), um McDonnell Douglas MD-82 fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos. O voo da companhia low cost RED Air, decolou de Santo Domingo, capital da República Dominicana. Então, durante o pouso, o trem de pouso esquerdo do avião colapsou, fazendo o avião sair da pista. De acordo com as primeiras informações, o MD-82 levava 126 passageiros. Todos saíram do avião e apenas três sofreram ferimentos leves.

Como a gente sempre destaca aqui no Aviões e Músicas, a aviação é muito segura. Apesar do susto, ninguém se feriu gravemente. Mesmo quando as coisas não dão certo, os atuais níveis de segurança provocam muito menos mortes do que em décadas passadas. No caso de ontem, duas coisas não deram certo: primeiramente e mais óbvio, o pouso. Segundo, a postura dos passageiros durante a evacuação.

Regras escritas com tinta vermelha

“Quando você estiver trabalhando, siga sempre os procedimentos. Eles foram escritos com tinta vermelha”. Escutei essa frase durante meu treinamento de agente de aeroporto e ela nunca saiu da minha cabeça. Como o Lito sempre diz nos vídeos, apesar de tristes, acidentes aéreos deixam diversas lições e tornam a aviação mais segura. Quando se investiga um acidente, o setor de aviação não procura um culpado. Todavia, procura entender o que houve de errado e como aquilo não deve se repetir. Portanto, a tinta vermelha que escreve os procedimentos é o sangue das pessoas que morreram para que o procedimento fosse criado.

Respeitar os procedimentos é respeitar as vítimas de acidentes aéreos.

A gente fala aqui no canal, assim como os comissários sempre repetem: durante uma evacuação, deixe tudo para trás e saia do avião o mais rápido possível. Corra para o mais longe que você puder. Sabe o que as imagens do acidente de ontem mostraram? Pessoas saindo com as bagagens de mão, puxando malas pela pista do aeroporto. Além disso, muita gente parou perto do avião para filmar a evacuação. Tudo o que a gente fala para não fazerem!

Num pouso de emergência, há o perigo de o combustível vazando pegar em uma superfície quente do avião, dando início a um incêndio. Todo o mundo sabe como avião é apertado. E como só há uma corredor estreito na cabine. Imagina o incêndio começando e as pessoas presas dentro do avião porque os passageiros estão tentando pegar a mala no compartimento de bagagem. Então, quem já pegou a mala solta ela no corredor para escapar mais rápido. Aí ela se torna mais um obstáculo para outros passageiros poderem escapar também. Dessa forma, uma evacuação simples se torna uma armadilha mortal para muita gente.

“Ai, mas ninguém se feriu”

Que bom, né? Mas, por conta disso, vamos dar chance ao azar? Na aviação, a gente sempre fala do perigo latente. A situação perigosa causada por uma violação causada pela crença de que nunca vai dar errado (clique aqui pra ler a diferença entre erro e violação). Por exemplo, a pessoa que tem o péssimo hábito de beber e dirigir por anos sem ter acontecido nada de errado. Então, um dia sofre um acidente e mata uma família. É a mesma coisa que acontece em evacuações de emergência.

Em todas evacuações, acontece sempre a mesma coisa. As pessoas correm carregando suas malas. Especialistas em aviação criticam isso. Tem gente que justifica que nada de mais grave aconteceu. Dessa forma a violação vai se propagando até uma tragédia acontecer. Aí o que o setor de aviação vai ter de fazer pra resolver isso? Proibir bagagens de mão? É isso que você quer? Eu não quero.

Portanto, tenha medo das coisas certas no avião. Arremetida não é perigosa. Turbulência não derruba avião, mas machuca quem tá sem cinto. O maior perigo no pouso de emergência é você ficar preso dentro da cabine. Preste atenção nas instruções de segurança. Siga os procedimentos dos comissários. A aviação só é segura do jeito que é porque toda comunidade aeronáutica segue procedimentos bem restritivos. Mas, sozinhos, a gente não consegue fazer tudo.

A gente precisa da ajuda dos passageiros tanto em situação normal quanto em evacuação.

YouTube player

Enfim, quer perder o medo de voar e saber das novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.