Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Após os ataques, espaço aéreo da Ucrânia é fechado

Nesta quinta-feira (24), sites especializados em rastreamento de voos, como o RadarBox e o FlightRadar24, mostram o desvio de rotas sobre o espaço aéreo da Ucrânia, após os ataques russos. As aeronaves civis estão fazendo contorno com corredores lotados ao norte e oeste do país. Entenda o caso.

Sites especializados em rastreamento de voos, como o RadarBox e o FlightRadar24, mostram o desvio de rotas sobre o espaço aéreo da Ucrânia, após os ataques russos. As aeronaves civis estão fazendo contorno com corredores lotados
Imgem: RadarBox)

Antes que Putin viesse autorizar, em pronunciamento pela TV, a operação militar nas regiões separatistas do leste da Ucrânia que vitimou mais de 50 pessoas nas regiões de Kiev, capital ucraniana, e também nas cidades de Kharkiv, Dnipro e Odessa.O governo ucraniano, fechou seu espaço aéreo para voos civis.

A Moldávia, que fica a sudoeste da Ucrânia, também fechou seu espaço aéreo, no entanto, a Bielorússia, localizada ao norte, não permitiu mais voos civis em parte seu território após o presidente russo autorizar a operação militar.

A empresa de Serviços de Tráfego Aéreo do Estado da Ucrânia informou que o espaço aéreo e o serviço de tráfego aéreo do país foram fechados para voos civis a partir de 0h45 (21h45 horário de Brasília) de quinta-feira.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) informou que o espaço aéreo na Rússia e na Bielorrússia dentro de 100 milhas náuticas (185,2 km) de suas fronteiras com a Ucrânia também podem apresentar riscos com a segurança no espaço aéreo.

“Em particular, existe o risco de direcionamento internacional e identificação errônea de aeronaves civis”, informou a agência. “A presença e o possível uso de uma ampla gama de sistemas de guerra terrestre e aéreos representam um alto risco para voos civis operando em todas as altitudes e níveis de voo.

A indústria da aviação tomou conhecimento dos riscos que os conflitos representam para a aviação civil desde que o voo MH17 da Malaysia Airlines foi derrubado no leste da Ucrânia em 2014. 

(Imagem: FlightRadar24)

O Safe Airspace, criado para fornecer informações de segurança e zonas de conflito após a queda do MH17, aumentou seu nível de risco sobre a Ucrânia, informando para as empresas aéreas “não voar” na região, alertando sobre o risco potencial de ataque cibernético ao controle de tráfego aéreo no país.

A Rússia suspendeu seus voos para vários aeroportos perto da fronteira com a Ucrânia, incluindo Rostov-on-Don, Krasnodar e Starvropol, até 02 de março.Também fechou alguns espaços aéreos aos voos civis para fornecer segurança no setor de Rostov. 

Países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália pediram a suas companhias aéreas para evitar alguns espaços aéreos sem a proibição total acima do leste ucraniano e da Crimeia.

Você sabia?A tensão entre Rússia, Ucrânia e os países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) tem chamado atenção de todo mundo. O reconhecimento da independência das regiões separatistas, Donetsk e Luhansk, o envio de tropas para as fronteiras e a autorização do Congresso russo para uso de tropas militares no exterior aumentou ainda mais os rumores sobre uma guerra. Diante desses acontecimentos, os aliados da Otan começaram a impor sanções para tentar impedir os atos do presidente russo e fazendo prevalecer a diplomacia.

Deixe sua opinião sobre o fechamento do espaço aéreo da Ucrânia.

Gostou desse texto? Então leia mais notícias do nosso site:

Antonov AN-225 o maior avião do mundo 

Piloto do AN-225 explica a verdadeira história do incidente com o trem de pouso

Agora, confira o vídeo do canal “Uma grande história de guerra” com Lito Sousa.

YouTube player

Sempre que quiser, veja mais vídeos no nosso canal no youtube!

Canal do aviões e músicas

Você leu toda a matéria? Então não deixe de acompanhar também nossas redes sociais!

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.