
O Antonov An-225 Mriya, o mais pesado e, sem dúvida, o maior avião do mundo, sofreu um incidente que danificou seu trem de pouso. O incidente ocorreu aproximadamente às 8h49 de 9 de janeiro, durante o pouso no Aeroporto de Rzeszow (RZE) em voo procedente de Istambul (IST) na Turquia.

A aeronave transportava uma carga não especificada, pesando 155.000 kg de Biskek (FRU) para Istambul e depois seguiu para Rzeszow. A carga transportada pelo An-225, é mais pesada do que a carga útil máxima transportada por qualquer outra aeronave cargueira que opera no mundo. Por exemplo, o AN-124 pode transportar até 150.000 kg, o Boeing 747-8F até 134.000 e o Lockheed C-5 Galaxy até 122,470 kg de carga em seus porões.


Existe apenas um único Antonov An-225 construído no mundo, e essa magnífica aeronave já bateu vários recordes mundiais, incluindo o transporte de mais de 253.000 kg, a carga útil mais pesada de todos os tempos.

Em um post no Twitter, a Antonov anunciou que os parafusos de fixação do sensor do trem de pouso direito cisalharam. Segundo a Antonov, o problema não afetou a segurança do voo e do pouso do Mriya. Os parafusos foram substituídos e a aeronave voltou a operar novamente poucos dias depois.


Com informações da Antonov Company em sua página do Twitter.