
Ontem (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubou a obrigação de uso de máscaras em voos e aeroportos. Por conta da pandemia de covid-19, as máscaras eram obrigatórias desde 2020. No início da noite de quarta-feira, uma edição extra do Diário Oficial da União derrubou a obrigação. No entanto, a Anvisa continua recomendando o uso das máscaras.
Conforme publicamos no blog, a obrigação de máscaras nos Estados Unidos já havia caído em abril deste ano.
A Anvisa argumenta que países como Estados Unidos, Portugal, Espanha e Reino Unido já não exigem o uso de máscaras em aeroportos e aviões. A agência afirma que o cenário atual da pandemia permite a maior flexibilização das regras, por exemplo, acabando com a obrigatoriedade de máscaras. Apesar disso, a Anvisa destaca que a pandemia ainda não acabou e que as máscaras ainda são eficientes para impedir a transmissão do vírus.
Seguindo a tendência de flexibilização, Portugal deixou de exigir testes de covid em julho.
Apesar do fim da obrigação de máscaras em voos e aeroportos, a Anvisa ainda manteve outras medidas. Por exemplo, a disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aviões, desembarque por fileiras, sistemas de climatização, procedimentos específicos de limpeza e desinfecção, além da leitura de speeches com avisos sobre a importância do uso de máscara e de se cuidar.
Enfim, quer saber mais curiosidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.


