
Nesta terça-feira (12), a Air France-KLM confirmou a compra de quatro Airbus A350F. Em dezembro, o grupo assinou uma carta de intenção de compra dos aviões. A compra foi concretizada hoje. A Airbus lançou o modelo em 2019 e, até o momento, as companhias já compraram 29 unidades.
De acordo com a Airbus, a versão de cargas do A350 é o cargueiro mais sustentável e eficiente do mercado. Novos materiais mais leves, como titânio e ligas modernas de alumínio-lítio compõem 70% da fuselagem. Segundo a Airbus, isso diminui o peso do avião em quase 30 toneladas. Além disso, o novo desenho das asas e os motores Rolls-Royce Trent XWB fazem o consumo de combustível e emissão de CO2 serem 20% menor que a dos concorrentes. O objetivo da Airbus é fazer esse consumo chegar a 40% menor.
Você viu aqui no blog? A Boeing deve começar a entregar o 777X, principal concorrente do A350F, a partir de 2027.
De acordo com a fabricante, o avião terá uma grande porta lateral para entrada de cargas. Além disso, vai suportar carregamento simultâneo, tanto do bagageiro principal quanto do inferior. E sem o risco de bater a cauda no chão por erro do pessoal da carga. Segundo a Airbus, o avião pode carregar até 109 toneladas de carga paga, 11% a mais que os concorrentes.
Com a compra dos quatro Airbus A350F, a Air France-KLM se tornam o quinto cliente do modelo. De acordo com a Airbus, o avião deve começar a voar em 2026.
Enfim, quer saber mais novidades do mundo da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


