Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Acidente com um cargueiro militar A400M em Sevilha

Notícias ainda desencontradas, mas um cargueiro militar Airbus A400M se acidentou logo após decolar hoje, 9 de Maio, de Sevilha, na Espanha. De acordo com o AirLive.Net, era um voo de entrega para a Força Aérea da Turquia. [De acordo com o Wall Street Journal, era o primeiro voo de testes e havia funcionários da Airbus a bordo e não militares. O avião seria entregue para a Força Aérea Turca quando pronto. Era o MSN23].

O A400M ficou famoso recentemente por causa do último filme Missão Impossível (Rogue Nation), estrelado por Tom Cruise. Vejam o trailer (é ele mesmo, não foi dublê):

YouTube player

1673988-1415041655857-image-galleryimage-picture-shows-tom-cruise

Até o momento não se sabe muita coisa, nem mesmo quantas pessoas havia a bordo, há reportes de 7 ou 10. Voos militares são bem diferentes de voos comerciais, então é de se esperar que não haja muitas informações prontamente.

O Airbus A400M é um projeto que custou muito, Muito, MUITO dinheiro pra sair do chão. Houve um momento durante a fase de desenvolvimento que os parceiros comerciais já haviam investido tanto que quiseram desistir do negócio. Assim como o A380, o A400M foi atormentado com atrasos e problemas de produção e não valeu ainda todo o investimento.

O avião em si parece ser maravilhoso, possuindo os maiores motores turboélice já fabricados no ocidente (4 × Europrop TP400-D6) com uma mixaria de 11.060 hp cada (só para comparar, cada turboélice do Electra, que já era grande, gerava por volta de 4.000 hp). As hélices são octapá e giram em sentidos opostos na mesma asa (motores 1 e 3 no sentido horário, motores 2 e 4 sentido anti-horário) com um diâmetro de 5.3 metros – gigantescas e no segundo voo de testes (em Janeiro de 2010) cumpriu todo o envelope de manobras.

Este vídeo mostra a manobrabilidade do bichinho:

YouTube player

Conforme as noticias sobre o ocorrido se confirmem, atualizarei o post. Há informações de que a tripulação informou problemas logo após a decolagem.

Seção frontal do A400M após o acidente
Seção frontal do A400M após o acidente

Vista de cima
Vista de cima

O primeiro ministro da Inglaterra temporariamente solicitou que os dois A400M da RAF parem de voar como precaução até que se saiba o que aconteceu neste acidente.

Update 20/05/2015 Newsweek reporta que uma falha de software recentemente modificado pode ter feito os motores falharem ao mesmo tempo. Ainda sem informação oficial.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.