Imaginem a seguinte situação:
Você está no avião, no meio de uma turbulência e não consegue tomar um suco ou ler o jornal por causa do balanço da aeronave. Ou então você pode estar agarrado na poltrona, completamente aterrorizado, de olhos fechados e rezando para aquilo passar logo.
Em ambos os casos a pergunta é: Porque o piloto não desvia da turbulência?
Pois bem, hoje (05/12/2013) uma frente fria muito intensa se formou no sul do Brasil e um voo específico fez um “pequeno” desvio desta frente fria, acompanhem nas imagens:

Desvio de meros 200km para evitar a parte central (mais ativa) desta formação, vejam abaixo:

A parte mais intensa dela (Parte branca e rosa) estava exatamente na rota do avião. E, mesmo com o desvio, provavelmente o avião passou por um pouco de turbulência (Pra dar emoção no voo né 😀 )
E abaixo tem a animação (clique para ver) com as imagens de satélite em intervalos de 30 min, das 06:00 até as 11:00 (Horário de Brasília). Reparem na escala de temperaturas na parte inferior, a cor branca representa -80ºC!

Vejam como a formação se intensifica ao “subir” o país, recebendo o ar mais quente do norte e assim “alimentando o monstrinho”. O ar mais quente ao encontrar o ar mais frio se condensa. Em situações propícias, existe também correntes de ar ascendentes (Correntes Convectivas) o que resulta nas tão conhecidas cumulonimbus (CB)!

Após essa leitura já sabem, quando estiverem passando por uma turbulência na sua próxima viagem, além de ler o Guia do Lito saibam também que os pilotos estão fazendo de tudo pra tornar a viagem mais confortável.


