Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

#Sextou! Kerbal Space Program

Kerbal Space Program
Em Kerbal Space Program, você pode construir seus foguetes e, com habilidade, entrar em órbita (Reprodução/Kerbal Space Program)

Na última quarta-feira, o primeiro pouso de seres humanos na Lua completou 53 anos. E nos próximos anos, a NASA quer voltar à Lua, com a Missão Artemis. Se você gosta de viagens espaciais, de jogos com física mais realista e está empolgado com essas notícias sobre viagens à Lua e a outros planetas, vou dar uma dica bem legal: o jogo Kerbal Space Program.

Kerbal Space Program saiu em 2011, originalmente para computador. Nele, você controla uma agência espacial no planeta Kerbin e tem que cumprir uma série de missões para ganhar pontos de pesquisa e dinheiro. Assim, você pode conseguir naves maiores e mais instrumentos, para chegar mais longe.

O mais legal do jogo é que ele tem física realista. Não é como em Star Wars, que você aponta sua nave para fora do planeta e vai embora. Não, aqui você precisa lidar com o atrito do ar, gravidade, o peso de sua nave e a potência dos motores. Se você faz uma nave pouco aerodinâmica, ela tem mais dificuldade para rasgar a atmosfera e você precisa de mais combustível. Se o foguete é muito pesado na ponta, ele vai balançar até sair de controle. No entanto, se você fizer uma nave equilibrada e aerodinâmica, você vai longe.

Sistema solar em escala

Assim como a Terra, Kerbin é o terceiro planeta do sistema solar do jogo, e tem continentes bem como oceanos. Ao redor de Kerbin, circulam duas luas: Mun, bem parecida com a nossa lua, e Minmus, bem menor e quase sem gravidade. Mais perto do sol está Eve, que faz o papel de Vênus no jogo. Assim como Vênus, no nosso sistema solar, Eve é um planeta quente com atmosfera densa e que vai demandar um escudo de calor potente para você enviar suas sondas para lá.

Do outro lado, está Duna, um planeta avermelhado com gelo nos polos. Da mesma forma que Eve, Duna simula Marte, inclusive com sua atmosfera rarefeita e que vai demandar mais paraquedas para suas naves. Além disso, o jogo ainda tem gigantes gasosos no sistema solar externo, para dar aquele gostinho de estar viajando por aqui.

Assim como acontece na vida real, você precisa calcular a melhor rota para chegar nos planetas do jogo. Às vezes, pode se aproveitar da gravidade de um planeta ou lua como estilingue para ir até o próximo. Parece complicado (e é), mas há diversos tutoriais na internet. Além disso, o jogo tem uma interface gráfica bem legal, na qual você consegue planejar a rota da sua nave clicando e arrastando o mouse. Fazer contas ajuda, mas você não pode chegar em outros planetas só com a interface gráfica. Pelo menos eu consegui chegar em Duna e Eve assim.

E o mod MechJeb ajuda bastante. Tem gente que vai dizer que é trapaça, mas a Boeing manda naves que se acoplam sozinhas à Estação Espacial Internacional, por que eu não posso?

Liberdade quase total

Kerbal Space Program
Com vocês, a Estação Espacial OCT Belo Horizonte (Reprodução/Kerbal Space Program)

Uma coisa legal do Kerbal Space Program é que, apesar de ele ser focado em construir foguetes, você pode fazer o que quiser. Por exemplo, eu adoro construir estações espaciais na órbita de Kerbin e de Mun. No YouTube, você vê gente construindo de tudo: carros, aviões, helicópteros, robôs e o que mais a imaginação deixar. Basta fazer as estruturas certas, você constroi de tudo!

E, para ganhar mais pontos, você precisa construir mais do que foguetes. Tanto em estações espaciais, quanto em satélites e sondas, dá para montar verdadeiros laboratórios científicos, na qual você analisa atmosfera, relevo, temperatura, entre outros dados. Além disso, você ainda precisa transmitir esses dados para casa, então ainda precisa montar uma rede de satélites de comunicação. O jogo te permite fazer tudo isso. E muito mais!

O Kerbal Space Program está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 5, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S, Mac OS, Linux, Wii U. Em breve, vai sair o Kerbal Space Program 2, que deve trazer gráficos novos, além de muito mais aventuras.

Se você curte viagens espaciais, engenharia e alienígenas verdes, esse é o seu jogo!

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e Tiktok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.