
Nessa semana, fiz um texto explicando como se definem as siglas dos aeroportos nos códigos IATA e ICAO. Com quase 42 mil aeroportos em todo o mundo, você já parou para pensar em quantas siglas engraçadinhas existem? Expressões em inglês, em português, siglas engraçadas e até grosseiras, nos códigos com 3 e 4 letras, tem espaço para tudo. Vamos ver algumas siglas curiosas.
Vamos focar aqui só no código IATA, que é o mais conhecido. Como expliquei naquele texto, às vezes a inicial da cidade define o código do aeroporto, tipo BOG, sendo Bogotá. Outras vezes, é o nome do aeroporto, como JFK sendo o Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York. Ainda tem o caso de trocar uma letra porque o aeroporto é novo e as outras siglas já estavam ocupadas, tipo CWB para Curitiba. Independentemente do motivo, algumas siglas acabam ficando, no mínimo, curiosas.
Palavrinhas em português
Pra começar, qual é a capital do Egito? Cairo. Pois é, a sigla do principal aeroporto da terra dos faraós acabou ganhando um código IATA que não é muito legal em se tratando de aviões: CAI. Aliás, o português tem diversos verbos curtos que rendem códigos curiosos. Por exemplo, quando você vai pra VAI? Pois é, o Aeroporto de Vanimo, em Papua Nova Guiné tem o código IATA VAI. Até onde eu sei, não tem nenhum aeroporto com o código SEI, mas tem o SEY, que eu sei que fica em Selibabi. Sabe onde fica SEY? Eu sey, digo, eu sei, na Mauritânia!
Desculpa.
Bem, ainda rimando com a última sigla, temos LEI, que é a sigla do aeroporto da Almería, na Espanha. Também temos REI, na cidade de Regina, na Guiana Francesa. Sabe o que é o mais curioso? O aeroporto de GOL fica em Golden Beach, nos Estados Unidos. E a GOL não voa para lá. Da mesma forma, a TAM não voava para o Aeroporto de Tampico no México, que tem o código… TAM.
Ainda tem o aeroporto de Solomon, nos Estados Unidos, com a sigla SOL. Será que dá pra pousar em SOL à noite? E o famoso aeroporto de Lukla, no Nepal, tem o código LUA. Curiosamente, é perigoso pousar em LUA à noite.
O mais curioso das siglas é que, geralmente, elas estão em países nos quais não significam nada. Por exemplo, o Aeroporto de Boise fica nos Estados Unidos. BOI não é nada pra eles. Mas pra gente, BOI é boi, uai! Aliás, sim, tem um aeroporto com sigla UAI. E, infelizmente, não fica aqui em Minas Gerais. O Aeroporto de Suai, que tem a sigla UAI, fica lá no Timor Leste. Eles falam português, mas, até onde sei, não falam uai.

Já que falamos de boi…
Lembro de poucos animais com apenas três letras, pelo menos em português. De cabeça, agora, só lembrei do boi, bem como do gnu. Sim, gnu, aquela espécie de búfalo das savanas africanas (desculpem, biólogos). Bem, o aeroporto GNU não poderia estar mais distante dos gnus africanos. Ele fica no Alasca, em Goodnews Bay. Bem, se a gente tem poucos animais com três letras, em inglês tem muitos. Quer ver?
Gato é cat, assim como o Aeroporto de Caiscais, em Portugal, é CAT. Cat rima com o quê? Isso mesmo, com bat, que é morcego em inglês. O Aeroporto BAT não fica em Gotham, mas em Barretos, aqui no Brasil. Dizem por aí que morcego (BAT) é quando deram asas para um rato (RAT). RAT é o aeroporto de Raduzhny, na Rússia. E, claro, cachorro em inglês é dog, assim como o aeroporto de Dongola é DOG, lá no Sudão.
Quanto inglês, oh my God! Bem, não deram o nome de Deus em inglês, God, para siglas de aeroportos. Mas OMG, a sigla que os jovens gringos usam pra oh my God é a sigla do Aeroporto Omega, lá na Namíbia.
Mais um pouquinho de inglês.
Pois é, o mundo virou uma aldeia global graças à internet. E, mesmo em países que não falam inglês, algumas siglas em inglês entraram para a linguagem da internet. Por exemplo, o já citado OMG. Tem também LOL, que é quando os gringos estão rindo muito. LOL também é o código do aeroporto de Lovelock, em Nevada. Outra expressão em inglês é Sux. Sux, ou sucks, é uma expressão para quando algo é ruim ou não presta. E SUX é o código do aeroporto de Sioux, também nos Estados Unidos. E o código rende muitas brincadeiras por lá.
Ruim em inglês é BAD, código da Base Aérea de Barksdale, também nos Estados Unidos. Divertido é FUN, sigla do aeroporto de Funafuti, em Tuvalu. Indo do calor de Tuvalu pro gelo da Noruega, Bodø é uma cidade lá no extremo norte daquele país, com a sigla BOO, que é vaia em inglês. PEE é como as crianças chamam xixi, e é a sigla do aeroporto de Perm, na Rússia. Já Poços de Caldas, aqui em Minas, tem a sigla POO, que é como as crianças chamam cocô.
Nessa hora, o pessoal de Poços de Caldas deve estar me mandando a sigla do Aeroporto de Springfield, em Vermont: VSF.
Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


