
Uma das perguntas que a gente mais recebe quando trabalha em aviões é: “quando dou descarga, o avião solta os dejetos no ar?”. Tem gente que brinca que é por isso que casa em bairro perto de aeroporto é mais barata. Mas, afinal, para onde vão os dejetos do toalete dos aviões durante o voo?
A resposta é incrivelmente mais simples do que as pessoas imaginam. Não, ainda bem que o avião não solta dejetos quando está voando. Aqui em cima de Belo Horizonte passam diversas aerovias importantes, muitas ligando a América do Sul à Europa, o Sudeste ao Nordeste do Brasil. Imagina que horror que seria morar aqui se os aviões soltassem suas… bombas. Já que não chove cocô no caminho (ainda bem), para onde vão os dejetos dos aviões durante o voo? A resposta é incrivelmente simples: para um tanque de dejetos.
O tanque varia de modelo para modelo. Por exemplo, no Airbus A320, o tanque de dejetos comporta até 200 litros. Já um avião maior, tipo o Airbus A330, tem dois tanques com capacidade para 338 litros cada. Considerando que um A330 (na companhia na qual voei) levava 238 passageiros, é muita capacidade.
Então, pra onde vão os dejetos?
Beleza, um tanque de 200 litros de dejetos pode segurar a onda em um voo. Mas e aí, os dejetos ficam lá indefinidamente? Esperam o tanque encher para esvaziar? Não, não esperam. Imagina o transtorno que seria um tanque desses cheio no meio de um voo (em breve, vou contar o que acontece quando o tanque enche). E a gente precisa lembrar que o avião precisa decolar o mais leve possível, então em todo pouso, esvaziam o tanque.
Esse é um procedimento chamado QTU. Nele, um tanque se conecta à saída de dejetos do avião por meio de uma mangueira. Depois de esvaziar o tanque, o pessoal do handling ainda joga um pouco de água e desinfetante para dar uma geral no tanque antes de o avião decolar. Depois disso, do outro lado do avião, vem o pessoal do QTA, para encher outro tanque com água limpa, que é usada para tudo no avião. Inclusive, o Lito falou um pouco desses procedimentos nesse texto aqui.
A maioria dos aeroportos – pelo menos os maiores – têm sistemas de tratamento de dejetos em seu terreno. Dessa forma, eles lidam não só com os dejetos dos aviões, mas também do próprio esgoto do aeroporto, diminuindo o impacto ambiental das operações.

Enfim, quer saber mais curiosidades sobre de aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.