
Nesta quarta-feira (14), a ATR anunciou sua nova geração de aviões, que deve voar em meados de 2030. Os ATR EVO vão contar com inovações tecnológicas, nas hélices e motores que vão reduzir o consumo de combustível e custos de manutenção em até 20%. Além disso, os novos ATR vão voar 100% com combustíveis sustentáveis.
Os ATR EVO se destacam pela sustentabilidade. De acordo com a fabricante, a nova geração de motores aliado a hélices mais aerodinâmicas e de oito pás, vai trazer uma economia de combustível de até 20%. Dessa forma, tanto o consumo de querosene quanto a emissão de poluentes reduz de forma significativa, trazendo vantagens para companhias aéreas e meio ambiente.
Como falamos no blog, a Airbus vem testando combustíveis feitos de óleo de cozinha em seus A350 e A380.
No entanto, a grande novidade dos ATR EVO é sua capacidade de voar 100% com combustível sustentável (SAF). Esse tipo de combustível usa fontes renováveis, como cana de açúcar, ou até mesmo óleo de cozinha como matéria prima. Assim, de acordo com a Airbus, ele chegam a emitir até 71% a menos de poluentes do que combustíveis fósseis. Segundo a ATR, quando voarem 100% com biocombustíveis, os aviões vão emitir praticamente 0 de poluição.

Mais leves e tecnológicos
O ATR EVO também traz novidades em suas cabines. Elas vão ser feitas de materiais reciclados, mais leves e totalmente biodegradáveis. Isso, alinhado à aviônica aprimorada, vai trazer maior taxa de subida para os novos ATR. Enfim, a ATR vai começar a trabalhar com operadoras dos aviões no mundo inteiro, para lançar o projeto dos EVO já em 2023.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.