Antes de mais nada vamos esclarecer dois conceitos:
- Upwind vortex: vórtice contra o vento, é o vórtice que se move em direção ao vento. Com um vento de través à direita o upwind vortex seria o da asa direita.
- Downwind vortex: vórtice a favor (ou do vento) do vento, considerando a situação acima seria o da asa esquerda.
Os vórtices tendem a se afastar da aeronave para trás e para fora. Então, se você estiver atrás de um avião que esta decolando, o vórtice da asa direita tenderá a se mover para a direita. Já o vórtice da asa esquerda tenderá a se mover para a esquerda, isso quando não houver vento.
Com vento cruzado, este afeterá o movimento dos vórtices. Um vento com cerca de 3 nós manterá o vórtice contrário ao vento praticamente no mesmo lugar na pista onde ele fora criado, enquanto o vórtice do vento se afastará rapidamente da pista.
Ventos cruzados com mais de 5 nós tenderão a anular os vórtices. Portanto ventos cruzados mais fortes são bons para nós, se a nossa preocupação for os vórtices. Do nosso ponto de vista, queremos que os vórtices enfraqueçam e desaparaçam o mais rápido possível. Desta forma, ventos cruzados de leve intensidade exigem a máxima precaução, lembrando que estou falando de um vento cruzado de apenas 3 nós.
Além disso é de grande valia marcarmos o ponto de rotação da aeronave que decolou a nossa frente. Pois, o ponto de rotação desta será o lugar onde os vórtices se desenvolverão. Daquele ponto em diante, haverá uma linha de vórtices até a ponta da asa da aeronave que acabou de partir e essa linha poderá ser razoavelmente comprida. Por isso é importante que a nossa rotação ocorra antes deste ponto, ou seja, devemos rodar a aeronave antes do ponto de rotação da aeronave precedente, porque nós não queremos encontrar os vórtices dela.
Deveremos manter nossa subida acima da trajetória da aeronaque que partiu ou deslocada lateralmente para o lado do vento, pelo mesmo motivo que acabei de falar (efeito do vento nos vórtices). Sendo assim, se o vento mover os vórtices para a esquerda, a nossa trajetória deverá ser à direita, de modo a evitar esses vórtices.
Estou preparando um material bem mais completo sobre o assunto. Aguardem.
Foto impressionante da U.S. Coast Guard C-130J claramente mostrando como é um “wingtip vortices”. (theaviationist.com)