Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Voo de comitiva dos EUA a Taiwan aumenta tensão

voo de comitiva dos Estados Unidos pousou em Taiwan apesar das ameaças da China
Comitiva dos Estados Unidos pousou hoje em Taiwan, aumentando tensões internacionais. Chineses chegaram a ameaçar abater o avião (Anna Zvereva/Wikimedia Commons)

Tentou acessar o Flightradar24 hoje e não conseguiu? Isso aconteceu por uma questão geopolítica. Acabou de pousar no Taiwan um Boeing C-40C, levando uma comitiva de políticos norte-americanos. Há anos, Taiwan luta por sua independência com a China, que fechou o espaço aéreo da ilha e chegou a ameaçar abater o Boeing, caso tentasse pousar em Taipei, maior cidade de Taiwan. No mundo inteiro, milhares de pessoas acompanharam o voo não só no Flightradar24, como também no Radarbox e no Flightaware. Só o Flightradar24, chegou a ter 300 mil pessoas acompanhando o voo simultaneamente.

Taiwan é uma ilha de 36 mil km² a 200 km da costa da China, com 24 milhões de habitantes. Para se ter uma ideia, Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil. Apesar de Minas ser 16 vezes maior do que Taiwan, possui uma população de “apenas” 21 milhões de habitantes, isso é, 3 milhões a menos que a ilha. Desde o fim da Guerra Civil Chinesa, em 1949, a ilha está numa situação única. Oficialmente, faz parte da China, uma vez que não é reconhecida por muitos países como um país independente. Por outro lado, possui um governo próprio, separado da China continental. Nos últimos anos, as tensões entre China e Taiwan vêm aumentando, com a China enviando tropas e equipamentos militares para a ilha.

Apesar de os Estados Unidos não reconhecerem Taiwan como um país independente, a viagem de hoje da comitiva de políticos norte-americanos para a ilha foi vista como uma provocação pela China e Rússia. Os chineses chegaram a ameaçar derrubar o avião caso ele se aproximasse de Taiwan.

Tensões diplomáticas e militares

Com até 300 mil pessoas acompanhando um voo, o Flightradar24 apresentou instabilidade nesta manhã (reprodução/Flightradar24)

A comitiva, liderada pela presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, acabou de pousar em Taiwan, com alarmes do sistema de defesa da ilha e com a intensificação das movimentação de militares em terra e no ar. Segundo o G1, caças chineses sobrevoaram o Estreito de Taiwan hoje. A China também chegou a fechar o espaço aéreo de Taiwan para voos comerciais.

Antes de ir a Taiwan, a comitiva norte americana na Malásia. Ali, Nancy e outros membros tiveram almoços de negócios com o primeiro-ministro malaio, Ismail Sabri Yaakob. A viagem da comitiva americana a Taiwan é apoiada pelo governo da ilha, por outro lado, vista como uma ameaça pelos chineses. Pequim teme que a viagem da comitiva aumente a influência norte-americana na ilha.

Enfim, quer saber de mais histórias da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.