Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você compraria um Boeing 767 pra firma?

No início da década de 1980, os funcionários da Delta Air Lines compraram o primeiro Boeing 767 da companhia (Matt Kieffer/Flickr)

O maior bem de uma empresa não são os seus ativos ou clientes. São seus colaboradores. Quando eles recebem reconhecimento e valor, retribuem de forma igual. Uma prova disso, é a história de hoje, na qual os funcionários da Delta Air Lines se juntaram para comprar o primeiro Boeing 767 da companhia, lá no início da década de 1980.

Aliás, quer conhecer a história do Boeing 767? Então confira o livro sobre o avião, na Loja do Aviões e Músicas!

O avião mais moderno do mundo

Depois de sete anos de discussões e projetos, a Boeing finalmente apresentou ao mundo o Boeing 767, lá em 1978. O 767 nasceu com a proposta de ser o avião mais moderno do mundo, aliando tecnologia de ponta com desenho inovador e uso de materiais compósitos. Graças e sua automação e computadores modernos, o avião dispensou o engenheiro de voo e ainda diminuiu a carga de trabalho dos pilotos. Suas asas remodeladas e fuselagem mais estreita diminuíram a resistência com o ar, aumentando o alcance e a eficiência do avião. Além disso, a cabine mais estreita do 767 ainda aumentou o conforto dos passageiros, já que, graças à configuração 2-3-2, 87% dos assentos do avião estavam ou próximos da janela, ou próximos do corredor.

Além disso, o Boeing 767 trazia novos motores, mais silenciosos, econômicos e confiáveis, que lhe conferiram a certificação ETOPS de 120 e depois de 180 minutos. Dessa forma, o avião poderia voar até 3 horas com apenas um motor funcionando, o que aumentou a capacidade de operar voos transatlânticos. Em resumo, o Boeing 767 era o avião dos sonhos de qualquer companhia internacional.

YouTube player

Project 767

O Boeing 767 fez seus primeiros voos de teste e certificação em 1981 e começou a voar comercialmente pela United, em 1982. Naquela época, as companhias aéreas ainda sofriam os efeitos de crises econômicas e de alta de combustíveis por causa de conflitos na década de 70. Por exemplo, a Delta Air Lines, registrou em 1982 o seu primeiro prejuízo em 35 anos de operação. Era simplesmente impossível a empresa se dar ao luxo de comprar o avião mais moderno do mundo na época.

A questão é que o Boeing 767 poderia reverter o jogo para a Delta. Na época, a companhia usava o Lockheed Tristar nos voos intercontinentais, um avião com consumo de combustível muito maior que o 767. Numa época de crise, com combustíveis altos e dinheiro saindo, o melhor seria adotar aviões mais econômicos. Mas, de onde a Delta tiraria dinheiro para comprar o Boeing 767?

Foi aí que três comissários de voo da companhia estavam debatendo e tiveram a seguinte ideia: e se a gente fizesse uma vaquinha para a Delta comprar o seu primeiro 767? A ideia parecia irreal, quase absurda, mas foi conquistando cada vez mais colaboradores. Não só os funcionários, mas seus amigos e familiares gostaram do projeto e juntos, arrecadaram 30 milhões de dólares para comprar o novíssimo Boeing 767. A corrente envolveu 7 mil funcionários da Delta. E, em 15 de dezembro de 1982, a companhia apresentou o Spirit of Delta, o primeiro 767 da companhia.

YouTube player

23 anos de serviço

O Spirit of Delta passou 23 anos na companhia. Ele voou na Delta Air Lines entre dezembro de 1982 e março de 2006, quando fez uma tour de despedida passando por 12 destinos da companhia. Nos anos de serviço, o Spirt of Delta recebeu diversas pinturas comemorativas, como a de 75 anos da companhia ou a das Olimpíadas de Atlanta, em 1996.

Depois de voar 70 mil horas e cumprir quase 35 mil ciclos, o Spirit of Delta se aposentou. Mas, engana-se quem acha que ele foi desmontado no deserto, como muitos aviões. Como parte da história da companhia e gratidão da empresa por seus funcionários, o Boeing 767 foi levado ao Museu da Delta em Atlanta, onde ele foi restaurado e aberto a visitação.

Você pode visitar o Spirit of Delta no museu da companhia em Atlanta, nos Estados Unidos (Eric Friedebach/Flickr)

Enfim, quer saber mais novidades do mundo da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.