Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Voamos no primeiro Boeing 787-9 com tripulação brasileira

A convite da LATAM Brasil, voamos no primeiro Boeing 787-9 Dreamliner com matrícula nacional, o PS-LAA.

Nosso voo teve início com partida do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) com destino a Manaus (MAO). Para melhor experiência voamos na Business Class (Classe executiva) que tem capacidade para 30 passageiros, distribuídos em fileiras 1-2-1 assentos, com total privacidade entre os viajantes.

Business Class (Classe executiva) que tem capacidade para 30 passageiros, distribuídos em fileiras 1-2-1 assentos, com total privacidade entre os viajantes.

O Boeing 787-9 Dreamliner incorporado à divisão brasileira da LATAM, tem capacidade para transportar 300 passageiros. Além da Business Class, existem outras duas classes, a Premium Economy, que oferece um pouco mais de espaço aos viajantes da econômica, que conta com 57 assentos e a Economy que conta com 213 assentos distribuídos em fileiras 3-3-3 cada.

A Premium Economy que oferece um pouco mais de espaço aos viajantes da econômica que conta com 57 assentos e a Economy que conta com 213 assentos distribuídos em fileiras 3-3-3 cada.

Desde sua chegada ao Brasil em agosto do ano passado, o 787-9 da LATAM Brasil vinha realizando voos domésticos para Manaus (MAO) e Recife (REC) para treinamento de tripulantes, que foram alocados para rotas internacionais que ocorreram na última semana com destino a Madri, na Espanha.

O primeiro voo internacional do Boeing 787-9 Dreamliner da LATAM Brasil, ocorreu no último dia (05).

O voo que embarcamos na LA 4784, decolou de Guarulhos às 8h46. Voamos pouco mais de 3 horas até pousar na capital amazonense. A bordo, apreciamos a experiência de voar na Business, desfrutando do conforto e privacidade que seus trinta assentos oferecem aos seus passageiros.

Fui acomodado no assento 4A da Business Class.

Acomodado no assento 4A, bem a minha frente uma tela individual de 21 polegadas conta com diversas opções de entretenimento, filmes, séries, documentários, músicas, jogos e mapas com informações em tempo real do voo. Para os passageiros que irão voar pela primeira vez no 787, um detalhe chama a atenção: o tamanho das janelas da aeronave, com 46,7 centímetros de altura por 27,1 centímetros de largura. A janela do 787 é 40% maior se comparado a outras aeronaves da Boeing e o grande diferencial está na ausência de persiana que conta com uma dose extra de tecnologia. O sistema eletrônico chamado EDWs (Janelas com  dimmer eletrônico), que escurece ou clareia a tonalidade dos vidros ao toque de um botão. Todos os assentos da Business têm controle com ajustes para três posições para o melhor conforto do passageiro, podendo reclinar até 180º se transformando em uma cama.

Tela individual de 21 polegadas conta com diversas opções de entretenimento, filmes, séries, documentários, músicas, jogos e mapas com informações em tempo real do voo.

Nas poltronas da Business Class da LATAM, o passageiro terá a sua disposição luz de leitura, hub com tomadas e entradas variadas para carregamento de dispositivos eletrônicos, compartimentos porta-objetos e uma mesa retrátil para refeições a bordo.

O passageiro terá a sua disposição luz de leitura, hub com tomadas e entradas variadas para carregamento de dispositivos eletrônicos.

Com o início das operações internacionais com o 787-9 Dreamliner, a LATAM Brasil projeta operar com aeronave no trecho entre São Paulo/Guarulhos (GRU) para Nova York (JFK) a partir de 23 de fevereiro. A divisão brasileira da LATAM tem previsão de operar com até quatro aeronaves Boeing 787-9, padronizando a frota da empresa brasileira com a frota da matriz chilena, que já opera com o modelo há alguns anos.

Telas de entretenimento individual em todos os 300 assentos do Dreamliner.

“Viajar no Boeing 787-9 com tripulação totalmente brasileira é mais uma grande entrega para o cliente da LATAM Brasil. Ao mesmo tempo, estamos construindo uma frota mais homogênea e moderna, o que nos torna cada vez mais eficientes e competitivos”, declarou Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

O Boeing 787-9 Dreamliner da LATAM Brasil, conta com 213 assentos na economy class.

O Boeing 787-9, é uma aeronave super eficiente, que garante o melhor aproveitamento de recursos humanos da companhia. Como consequência de ter uma frota única com wide-bodies ( aeronaves de fuselagem larga com maior distribuição de assentos), a LATAM poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operação do 787-9. Como esses modelos são equivalentes, esses profissionais realizaram apenas um treinamento curto e específico para concluir a capacitação. Para manutenção, a LATAM Brasil já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

Nossa aproximação para pouso em Manaus visto da janela do assento 4A.

Na apresentação oficial do Boeing 787-9 Dreamliner da LATAM Brasil, que ocorreu no hangar da companhia no aeroporto internacional de Guarulhos (GRU), Lito Sousa e a Mila Seidl estiveram presentes para conferir de perto a nova aposta sustentável da companhia. Confira nos links abaixo os dois vídeos produzidos pela nossa equipe, onde você irá conhecer um pouco mais sobre esta aeronave incrível que está cruzando os céus do Brasil nas cores da LATAM Brasil.

Acesse vídeo Mila Seidl:

YouTube player

Acesse vídeo Lito Sousa:

YouTube player
+ do Blog Aviões e Músicas
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.