
Apesar de ser a companhia aérea mais antiga das Américas, a Avianca não foi a primeira empresa, nem da Colômbia! Em 1919, a aviação ainda engatinhava no mundo. Ainda assim, empresários alemães e colombianos se juntaram em Barranquilla, com uma ideia ousada: criar uma companhia aérea no país. Dois meses antes, a Compañia Colombiana de Navegación Aérea (CCNA) nascia em Medellín, então a população do país via com ceticismo o surgimento de outra companhia. Duas empresas aéreas na Colômbia em 1919? Tem como dar certo?
Mais ou menos. A CCNA teve uma vida curta. Usando aviões Farman F-20, que não se adaptaram ao clima colombiano, aquela companhia teve uma vida curta, durando apenas dois anos. Por outro lado, a Sociedad Colombo-Alemana de Transportes Aéreos (SCADTA), a companhia fundada pelos alemães e colombianos, deu muito certo. Deu tão certo que voa até hoje, 103 anos depois, já com o nome de Avianca.
Mas por que a SCADTA deu certo? Como ela virou Avianca? Essas e outras respostas estão no Senta Que Lá Vem a História de hoje, contando toda epopeia da Avianca Colômbia!

Enfim, quer saber de mais histórias da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


