Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Urso pardo e Boeing 747

Ursos pardos aproveitam o rio para pescar até chegar o 747 (foto: N. Boak/Katmai National Park and Preserve/Flickr)

O Parque Nacional e Reserva Katmai, no Alasca, é um verdadeiro paraíso para 2.200 usos pardos. Vivendo em uma área com vegetação preservada e distante dos caçadores, os ursos têm uma vida de dar inveja a qualquer um de nós. Paisagens bonitas, rios abundantes e muito salmão para comer, quer vida melhor que essa? Bem, eles aproveitam dessa vida boa até aparecer o 747.

Inclusive, você pode conferir a vida boa dos ursos pardos no Flickr oficial do Parque Nacional e Reserva Katmai.

Não, não tem aeroportos ali perto. Ainda mais grandes o suficiente para pousar um Boeing 747. Os eventuais aviões que passam ali estão tão altos que nem seu ruído incomoda os ursos. Então o que é esse tal de 747 que chega dominando a área? Simplesmente o maior, e mais forte urso do parque, o Bear 747.

Os pesquisadores monitoram os ursos do parque. E, para identificá-los, eles dão um número para cada urso. Em 2004, os pesquisadores encontraram no parque um urso pardo gigantesco, muito maior, mais forte e até mais gordo que os outros. Em 2004, a Airbus ainda não tinha lançado o A380. Então, lembrando do maior avião de passageiros da época, os cientistas correram para olhar se o número 747 estava disponível. Estava! E assim foi batizado o Bear 747!

YouTube player

Tamanho é documento

Em média, um urso pardo adulto pesa 213 quilos. De acordo com estimativas, o Bear 747 pesa 643 quilos ( foto: N. Boak/Katmai National Park and Preserve/Flickr )

De acordo com estudos, o peso médio de um urso pardo adulto é de aproximadamente 213 quilos. No entanto, os maiores podem chegar a 600 quilos. Porém, os cientistas estimam que o Bear 747 pese 643 quilos (não é fácil pesar um urso pardo, ainda mais sendo tão grande). Normalmente, os ursos brigam pelos melhores pontos de pesca da região em que vivem. Mas o Bear 747 é tão grande, mas tão grande, que ninguém se atreve a brigar com ele. Ele simplesmente chega para comer e os outros ursos saem.

Todos os anos, o parque realiza a Fat Bear Week Contest, ou Concurso da Semana do Urso Gordo, numa tradução livre. Internautas entram no site da explore.org e votam em seus ursos favoritos. É um campeonato eliminatório com oitavas, quartas, semifinal e final. O urso mais popular é coroado como o Urso Gordo do ano. E assim, o Bear 747 foi eleito o Urso Gordo de 2020.

O descanso dos justos. Bear 747, o Urso Gordo de 2020, tira um cochilo no Parque Nacional de Katmai (foto: N. Boak/Katmai National Park and Preserve/Flickr)

Enfim, quer saber mais curiosidades do mundo animal e da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.