Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

United Airlines deve voltar a voar os 777-200 com motor PW4000 ainda em maio

PW4000
A quebra de duas pás da fan do motor PW4000 causou um incidente em Denver (EUA). Desde então, todos 777-200 com esse motor na United Airlines não puderam voar. (foto: NTSB/Flickr)

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) autorizou a United Airlines a retomar os voos com os Boeing 777-200 com motor Pratt & Whitney PW4000. No dia 21 de fevereiro de 2021, um Boeing 777 da United sofreu uma falha não contida no motor, enquanto decolava de Denver (EUA). Partes do motor caíram sobre um bairro residencial. Apesar de não ter ferido ninguém, o incidente fez a companhia manter no chão todos 777 com motor PW4000, até que o problema fosse identificado e corrigido.

Rachaduras em duas pás da fan causaram o problema. Quando o motor girava em alta velocidade, as pás se soltaram, causando a falha incontida. Além da United, outras operadoras do 777-200 com motores PW4000 mantiveram o avião em solo no mundo inteiro. No entanto, ainda em 2021, o Reino Unido já havia autorizado o voo dos aviões com esse motor. Em março de 2022, o Japão também liberou. Agora, a United vai poder voltar a voar com os seus 777-200 com motores Pratt & Whitney.

YouTube player

Recomendações da FAA

No entanto, a empresa precisa seguir recomendações da FAA. Agora, os PW4000 deverão ter escudos de destroços na parede interna dos reversores. Além disso, precisaram reforçar a entrada de ar do motor, para resistir a eventuais falhas incontidas. A FAA também recomendou verificar as aberturas da carenagem do motor em relação a entrada de umidade, além de verificações repetidas das válvulas de fechamento da bomba hidráulica. Dependendo do que as inspeções encontrarem, outros novos procedimentos serão aplicados.

No total, a companhia possui 52 777-200 com esses motores. Inclusive, alguns dos primeiros 777-200 fabricados estão na lista dos aviões que estavam impedidos de voar. De acordo com o site Simple Flying, a expectativa é que os aviões voltem a voar a partir de 26 de maio. A princípio, o retorno dos 777-200 será apenas em voos domésticos. No entanto, a medida que os voos prosseguirem, eles voltarão a fazer as rotas internacionais da United.

Enfim, quer saber mais novidades do mundo da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.