
Esta aconteceu faz uns 10 anos. Na época, a TACA Peru operava em Guarulhos chegando por volta de Meia Noite e meia, e um mecânico era escalado para atender a aeronave, que era um Airbus A-320.
Nesta noite específica, houve um atraso de manutenção na cidade de origem e o voo estava estimando chegar em GRU as 4:00hs da manhã. O pobre mecânico ficou aguardando sem ter muito o que fazer e o pior, sem ter o que comer aquela hora.
Quando o A-320 finalmente chegou, o mecânico plugou o headset (Fone de Ouvido) para conversar com o comandante, como mandava o procedimento:
Em portunhol:
_Buenas Noches Capitan, tudo bien?
O Capitão respondeu assim (o que o mecânico ouviu):
_Sí, todo está bien y hay una janta caliente para usted.
_Muchas gracias señor!
Era tudo o que o mecânico queria ouvir com aquela fome as 4 da manhã, uma janta quentinha esperando por ele! Como o capitão era gente fina (pensava), pois sabendo que o voo chegaria tarde guardou uma refeição.
Fez a inspeção de pós-voo pensando no bife, no purê, na saladinha, e a barriga roncava, mas ao passar pelo trem de pouso verificou que o fan dos freios de uma das rodas estava ligado constantemente. Tudo bem, pensou, assim que comesse a jantinha quente daria uma olhada melhor, afinal o voo iria sair logo em seguida e ele tinha que comer rápido.
Assim que terminou o desembarque, o mecânico subiu correndo no avião e encontrou o capitão que estava saindo, e percebeu que o pessoal do catering (comissaria) já estava retirando a comida velha para por a nova.
_Hola Capitan, donde está la janta caliente?
_Si escribe en el logbook! disse o capitão e foi embora…
O mecânico achou estranho, mas foi até o cockpit pra ver se a janta estava junto do logbook mas não tinha nenhuma marmitinha por lá…abriu o livro e estava reportado no registro de panes:
Number four tire hot.
O pobre mecânico não sabia que pneu em espanhol é “llanta” (pronuncia-se janta) e a “llanta caliente” era um problema de aquecimento em um dos pneus… putz, além de estar com muita fome e não ter nada pra comer ainda tinha um problema pra resolver….pensa que é fácil?
