soviet-aircraft-00

A Aeroflot foi a primeira companhia de transporte aéreo comercial da União Soviética que incluiu o conceito de “klassnosti salons”, ou algo parecido com uma primeira classe.

OPA!!! Como assim 1st class? A Ideologia soviética (comunista) era a de que não havia classes entre os cidadãos, nem ricos nem pobres – todos eram iguais. Então, não poderia haver primeira classe, business class ou coisas assim – a única exceção era a Aeroflot, que havia sido criada para transportar passageiros ao redor do mundo, portanto a empresa teve que se adaptar aos padrões ocidentais – leia-se estrangeiros ricos.

Enquanto soviéticos “comuns” bebiam apenas água na parte traseira, na dianteira rolava caviar negro e muita vodka. Só que as vezes os aviões eram usados em voos domésticos, e aí qualquer um podia sentar na primeira…imagine como deveriam se sentir estes sortudos soviéticos comuns.

Vamos ver como era voar nessa época através destas fotos a seguir, retiradas do site http://www.novate.ru/blogs/020315/30234/

Podias levar animais
Podiam levar animais
Podia comer caviar, mas tinha que ler Marx também.
Podiam comer caviar, mas tinha que ler Marx também.
A cozinha
A cozinha
A comida...apetitosa
A comida…apetitosa

Um poster da época oferecendo transporte transatlântico na primeira classe por 583 dólares, incluindo alto nível de conforto, a verdadeira vodka e caviar negro.

Propaganda da época
Propaganda da época

Tudo isso dentro deste belo avião:

OK-LDA_Brussel_WA_1958
Tupolev TU-104 – Foto: Wikipedia

E aí? Quem gostaria de ter vivido nessa época? Antes de responder lembre-se que apesar de hoje servirem amendoim, a segurança é infinitamente maior 🙂

Post inspirado por foto postada no Blog do Flávio Gomes.

Share:

administrator

Graduado em Manutenção de Aeronaves, com muito bom senso :) 30 anos de aviação comercial (e contando), de Lockheed Electra à Boeing 787. Tentando simplificar a complexidade da aviação.