Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um simples mecânico ou um profissional de aviação? Você decide.

O texto a seguir é a tradução/adaptação de uma carta americana sobre mecânicos de aeronaves. Serve, com poucas adaptações, à realidade brasileira.

A aeronave estava parada na rampa gelada do aeroporto com a capota do motor aberta e uma figura solitária debruçada em seu interior substituindo uma caixa de ignição.

O voo estava atrasado, todo mundo querendo seguir viagem. Muitas pessoas começavam a resmungar suas frustrações sobre o atraso e colocavam a culpa no Mecânico. Ele continuou trabalhando até completar todo o serviço de acordo com o Manual de Manutenção do avião, e então assinou os documentos se responsabilizando pelo trabalho feito.

Vamos dar uma olhada em apenas três coisas sobre um mecânico de aeronaves.
Um mecânico A&P (Airframe and Powerplant, similar a Célula e GMP) é a única profissão de manutenção certificada pelo Governo Federal. A escola deve ser aprovada pelo regulamento 147 de Escolas Técnicas de Manutenção e cobrir 43 matérias com um mínimo de 1900 horas de instrução. Para fazer os testes baseados em experiência prática, o aluno deve provar ao FAA um mínimo de 4.800 horas de experiência em Célula e Grupo Motopropulsor. Uma boa maneira de perceber a dimensão é comparar estes requerimentos com as 1500 horas requeridas para um Piloto Comercial ou 1860 horas para um Bacharel de curso universitário.

O custo médio de uma caixa de ferramentas para um mecânico iniciante é aproximadamente de 3 a 4 mil dólares.

Silenciosamente, durante as madrugadas, mecânicos ao redor do mundo trabalham para garantir a segurança de milhares de passageiros todos os dias.

Os mecânicos são os músculos e ossos da aviação.

Você consegue imaginar a aviação sem mecânicos?

Mecânicos, ossos e músculos da Aviação

No Brasil, os iniciantes devem se preparar durante dois anos em escolas homologadas para ter direito a prestar exames na ANAC. Se passarem, conseguem obter uma licença teórica e saem em busca do emprego, por onde trabalharão por 3 anos comendo o pão que o diabo amassou até poderem fazer o exame de certificação para obter a Habilitação Técnica. Durante a carreira, o técnico fará mais cursos e estudará mais livros do que muitos engenheiros e e advogados e acho que a principal diferença para o técnico americano é que no Brasil as empresas devem fornecer as caixas de ferramenta (mas se você quiser realmente se sobressair, comprará ferramentas de melhor qualidade por conta própria).

Cópia do texto original

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.