
A Turkish Airlines iniciou o uso de combustível sustentável em suas aeronaves, cujo, o primeiro voo TK1823, ocorreu no dia 2 de fevereiro, com aeronave Airbus A321 matriculado TC-JSU, que decolou do Aeroporto Internacional de Istambul (IST) para o Aeroporto Internacional de Paris (CDG).
De início, o combustível sustentável será utilizado somente nesta rota uma vez por semana, mas já existem planos para usá-los em outros trechos em maior escala. O combustível utilizado pela Turkish, tem 87% menos emissões de gases de efeito estufa comparado com combustíveis fósseis.

No primeiro voo sustentável da companhia, o Presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines, Dr. Ahmet Bolat declarou: “Somos a companhia aérea que voa para mais países do que qualquer outra no mundo. Isso também significa que somos a companhia aérea que apresenta aos seus passageiros a mais rica biodiversidade. Conduzimos nosso trabalho para alcançar a sustentabilidade com essa mentalidade e responsabilidade. Nosso primeiro voo que utiliza recursos sustentáveis faz parte dessa visão. Acreditamos que as gerações futuras continuarão a poder descobrir o mundo e sua beleza preservada, com a Turkish Airlines. Nossos esforços continuarão focados em proteger nosso mundo”.

O próximo passo da Turkish Airlines vai além do uso de combustível sustentável em seus voos. A empresa aérea está conduzindo o “Microalgae Based Sustainable BioJet Fuel Project (MICRO-JET)”, um projeto de produção de combustível sustentável a partir de microalgas em parceria com a Universidade de Bogaziçi e com o apoio da TUBITAK. Quando o projeto estiver concluído, a primeira biorrefinaria integrada de carbono negativo da Turquia e da Europa iniciará seu serviço.
Este combustível, produzido a partir de matérias-primas sustentáveis, sem metais pesados nocivos e com alta produção de energia, ajuda a diminuir as partículas nocivas das emissões de SOx e NOx devido à queima limpa.
Com informações da assessoria de imprensa da Turkish Airlines.


