
De acordo com o Wall Street Journal, novos dados do voo China Eastern 5735 (MU5735) sugerem que a queda do Boeing 737-800 foi intencional. No entanto, tanto as autoridades norte-americanas quanto a China Eastern ainda não confirmaram a informação. No dia 21 de março de 2022, o avião mergulhou em direção ao solo a cerca de 160 km do destino, Guangzhou. Todos os 132 ocupantes morreram na queda.
De acordo com o Wall Street Journal, pessoas familiarizadas com a avaliação preliminar do acidente teriam vazado a informação. O jornal afirma que os dados do Flight Data Recorder, a caixa preta que grava os dados do voo, indicam que alguém na cabine teria jogado o avião no solo. Além disso, a Autoridade Chinesa de Aviação Civil (CAAC) não encontrou falhas mecânicas ou problemas nos controles de voo do Boeing 737-800. A gravação de áudio do Cabin Voice Recorder pode indicar o que aconteceu nos últimos momentos do voo.
Como noticiamos aqui no blog e debatemos em uma live, no dia 20 de abril, a CAAC emitiu o primeiro relatório preliminar da queda do MU5735. No entanto, o relatório não trouxe muitas novidades.

Mudança de foco
Segundo o Wall Street Journal, a fonte disse que as autoridades americanas ainda não têm acesso a todos os dados que as autoridades chinesas têm. No entantom chama atenção que, desde o acidente com o China Eastern 5735, nem a companhia, nem a Boeing tenham emitido diretivas de segurança relacionadas ao Boeing 737-800. O que reforça a informação de que não foi encontrada nenhuma falha do avião ou da operação que tivessem causado a queda.
Se as informações se confirmarem, o foco da investigação deve ir para os pilotos. Apesar de sempre haver a possibilidade de alguém ter entrado na cabine e comandado o avião na direção do solo. De acordo com a companhia, os pilotos do China Eastern 5735 tinham a saúde em dia, além de terem boas relações familiares.
Confira no vídeo abaixo a história do Germanwings 9525, no qual o copiloto jogou um Airbus A320 contra os Alpes franceses, matando todos os 150 ocupantes. Este incidente aconteceu em 2015.

A medida que novas informações surgirem, vamos atualizando o blog.
Enfim, quer saber mais novidades do mundo da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.