Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Se foi pássaro, porquê precisa investigar?

Ainda de molho por causa da cirurgia, vou aproveitando pra exercitar os dotes literários no blog explicando algumas coisas que a imprensa não mostraria sobre o acidente com o voo 1549 da US Airways.
Uma pergunta que a Nita fez: Se já sabem que foi pássaro, porquê tem que tirar o avião do rio pra investigar?
Por que a próxima fronteira da segurança na aviação sempre vem do aprendizado das coisas que deram errado.
É preciso investigar para saber por quê os motores do Airbus A320 pararam após o choque com os pássaros! Não adianta apenas dizer que eles pararam porque foram atingidos por pássaros. Aquele A320 era propulsionado por dois motores CFM56-5B4/P certificados para suportar os seguintes requerimentos em caso de ingestão de pássaros:
Bando de Pássaros: O motor deve suportar a ingestão de um bando de pássaros (até 5 pássaros de 700 gramas cada) e não perder mais do que 1/4 de sua potência e continuar a funcionar por 5 minutos na configuração de potência de decolagem.
Um único pássaro: O motor deve suportar a ingestão de um pássaro grande de 1,8kg e poder ser desligado com segurança. Quando um pássaro grande é ingerido, não há requerimento para manter operação contínua.
(fonte: FAA)

Então, será que entraram mais do que cinco pássaros em cada motor? Será que realmente os dois motores foram atingidos? Será que a falha dos motores foi “contida” (mesmo destruído por impacto, um motor não pode se desintegrar e atingir outras partes do avião). Será que há maneiras mais eficientes de evitar colisões com pássaros?
Não há maneira de responder a estas e muitas outras questões sem remover a aeronave e o motor esquerdo que está no fundo do rio e fazer uma investigação completa, que levará quase um ano e ao final trará novas recomendações, limites, projetos e treinamentos e no final o ciclo se repete, tudo em prol da segurança.

A propósito, vejam esse clipe que mostra uma colisão com pássaro durante o pouso de uma aeronave pequena. Se o pássaro tivesse pegado um pouco mais pra direita do avião, talvez esse filme não existisse no youtube.

Algumas fotos da aeronave que foi içada nesta madrugada e colocada no pier:
A320 Us Airways Hudson RiverUS Airways A320 Hudson RIver

.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.