
O Willians Nogueira, lá de Curitiba, nos enviou a seguinte pergunta: Se a maioria é amarela, por que tem aviões azuis no Flightradar24? Se você tiver dúvidas, assim como o Willians, mande para a gente no pautas@avioesemusicas.com
Então, por que alguns aviões estão azuis? A resposta curta é: porque eles estão enviando seus dados via satélite. Se você reparar, a maioria dos aviões azuis estão sobre os oceanos. Outros estão sobrevoando o Himalaia e o deserto de Gobi, ali entre a China e a Mongólia. Como não tem ninguém para captar esses dados, o FR24 os recebe via satélite e coloca a posição no site.
Não tem ninguém para captar? Como assim?

O Flightradar24 depende da tecnologia ADS-B. Por meio desse sistema, os aviões emitem informações sobre o voo de forma automática. É bem parecido com o transponder. A diferença é que o transponder troca informações durante o voo. O ADS-B só emite as mesmas informações. Como o Lito já explicou nesse texto clássico do blog, no mundo inteiro, usuários do site têm em casa antenas que captam esses dados. Assim, os servidores do FR24 recebem informações de praticamente todo o mundo 24 horas por dia. E o site pinta de amarelo o avião que aparece nesses receptores.
Inclusive, você também pode ter um receptor de ADS-B. E, se você for muito fã de eletrônica, pode construir o seu próprio, conforme o site ensina clicando aqui. Se você é um colaborador, recebe automaticamente a conta Business, que custa 499 dólares por ano.

Como pode-se imaginar, em áreas remotas sobre os oceanos, desertos e cordilheiras, não tem ninguém para receber esses dados. Lá em meados de 2010, o avião simplesmente sumia da tela, o que deve ter assustado muita gente! Então, o FR24 passou a desenhar uma rota tracejada, prevendo onde o avião estaria passando. Finalmente, a partir de março de 2020, o site passou a receber sinais do ADS-B via satélite. Portanto, os aviões azuis do Flightradar24 são aqueles que estão voando sobre áreas remotas.
E aí, você também tem dúvidas sobre aviação? Então faça como o Willians e mande um e-mail para pauta@avioesemusicas.com. Você ainda pode nos seguir no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok


