
Quem lançou a “moda” foi o Airbus A350. Porém, depois do gigantesco avião, os A330neo, as famílias A330neo e A320neo também têm uma pintura preta perto do para brisas. Até alguns aviões mais antigos receberam essas máscaras. Mas, afinal, por que os Airbus têm máscara?
De acordo com a Airbus, existem duas explicações para a máscara dos aviões: economia na manutenção e controle térmico.
Primeiramente, ela ajuda no barateamento da manutenção das aeronaves. Como? Vamos pegar por exemplo os A320. A Spirit voa com aviões amarelos. Enquanto isso, a Avianca ainda tem uns aviões vermelhos na frota. Já a ITA Airways voa com os A320 azuis. E, finalmente, a maioria das companhias do mundo, usam aviões vermelhos. Quando precisam fazer uma manutenção na área das janelas, as companhias recebem peças em cor padrão e precisam repintar. Agora, com os aviões vindo com a máscara preta da fábrica, economizam um dinheirinho com pinturas. As partes são pretas e ponto final!
Menor dilatação térmica
Se você não dormiu nas aulas de física, vai se lembrar da dilatação térmica. Quando algo esquenta, ele se expande, por causa da maior movimentação de suas moléculas. Já quando esfria, ela retrai.
Durante a operação diária, um avião pode decolar de uma área quente, com temperatura por volta de 30 graus. Aí, meia hora depois da decolagem, o avião já está em altitude de cruzeiro, com temperaturas de até – 50 graus. Depois de passar algum tempo a essa temperatura, o avião desce durante uns 25 minutos e pousa numa cidade a 40 graus. Isso faz o metal se expandir e retrair. Pouca coisa, mas ele altera seu tamanho.
De acordo com a Airbus, a máscara preta reduz a dilatação brusca nessa grande mudança de temperatura. Assim, o encaixe entre o para-brisa e a fuselagem fica mais protegido.
Além disso, com a máscara preta, o avião fica com uma cara de mau bem legal!

Enfim, quer saber mais curiosidades do mundo da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.