
Uma das principais características dos aviões da Airbus é o sidestick. Ao invés dos manches, como os Embraer e Boeing, todos os aviões da Airbus lançados a partir do A320 possuem um controle na lateral, que mais parece um joystick da Thrustmaster. Mas por que os Airbus têm sidestick?
Na verdade, os primeiros aviões da Airbus, o A300 e o A310, possuem manches semelhantes aos Boeing. A grande mudança veio a partir de 1987, com o lançamento do A320. Este foi o primeiro modelo da fabricante europeia a trocar o manche pelo sidestick. Além disso, o A320 foi o primeiro avião comercial equipado com o sistema fly-by-wire, no qual computadores interpretam os comandos dos pilotos e acionavam eletronicamente as superfícies de comando.
Para saber em mais detalhes o que é o fly-by-wire, confira esse texto do Lito, lá de 2010.
Nos aviões sem fly-by-wire, os movimentos do manche e dos pedais ativam uma série de cabos e atuadores hidráulicos que mexem as superfícies de comando. Como o Airbus A320 faria essa ativação de forma eletrônica, um pequeno “joystick” já seria suficiente. Mas vale a pena destacar, aviões com manche também possuem sistema fly-by-wire. Basta olhar os Boeing mais modernos.
Espaço livre

Então, se mesmo aviões com manche têm sistema fly-by-wire, por que os Airbus têm sidestick? Porque a Airbus queria fazer um avião mais prático e confortável não só para os passageiros, mas também para os tripulantes. Sem um manche obstruindo a vista, os pilotos passaram a ter maior facilidade para ver bem como interagir com os instrumentos na sua frente. Além disso, com telas touchscreen nos modelos mais modernos, os pilotos têm maior facilidade sem um obstáculo na sua frente.
Isso sem contar com a famosa mesinha. Por baixo do Primary Flight Display e Navigation Display, os aviões da Airbus possuem uma mesinha que os pilotos sempre abrem durante os voos. Na maioria das vezes, eles usam a mesinha para apoiar documentos e mapas. No entanto, também podem utilizá-la para apoiar a bandeja durante as refeições. Sem o manche ali, eles têm até maior conforto.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


