
Hoje em dia, a computação em nuvem tem facilitado demais a nossa vida. Por exemplo, antigamente, aquele documento importante estava gravado em um pen drive. Se você esquecesse em casa, não poderia imprimir. No entanto, serviços como o Google Drive te deixam subir arquivos e acessá-los de qualquer lugar. Aí que vem uma dúvida bem pertinente. Quando um avião cai, as equipes de resgate perdem um tempão procurando as caixas pretas. E quando acham, muitas vezes os dados estão danificados. Então, por que os aviões não transmitem os dados das caixas pretas?
Foi o que aconteceu agora, com o acidente da China Eastern. No dia 21 de março deste ano, um 737-800 da China Eastern caiu a cerca de 250 quilômetros de seu destino, Guangzhou. Todos os 132 ocupantes da aeronave morreram na queda. Dois dias depois do acidente, as equipes de resgate acharam uma das caixas pretas, o gravador de voz da cabine. Só seis dias depois da queda, o gravador de dados do avião foi achado no meio das árvores. Para piorar a situação, as duas caixas pretas estão danificadas e não se sabe quando os investigadores vão conseguir acessar os dados que elas guardam.
Portanto, se um avião moderno tem ACARS, ADS-B, transponder e até wi-fi, por que ele não transmite os dados das caixas pretas? É isso que o Lito explica no vídeo abaixo!

Enfim, quer saber de mais por quês da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e Tiktok.


