
Você sabia que tem brasileiro voando na produção de Top Gun: Maverick? Não, não é nenhum dos atores, mas um Embraer Phenom 300 fez diversas tomadas aéreas do longa. A produção se aproveitou da velocidade e altitude que o Phenom alcança para fazer as imagens das batalhas aéreas do filme.
Aliás confira quanto a produção de Top Gun: Maverick pagou por hora para usar os F/A-18E Super Hornet!
O Phenom 300 usado no filme foi fabricado em 2011 e voou como jato executivo até 2015. Então, uma empresa especializada em filmagens aéreas, a Valley Horizons LLC, comprou a aeronave. Em 2016, a Valley começou a fazer as modificações no Embraer. Por fim, em 2019, o Phenom estava pronto, com duas câmeras Shotover F1 instaladas sob a fuselagem e controles avançados de filmagem em seu interior. Ele ficou pronto na mesma época em que a Paramount filmava Top Gun: Maverick.

Muitas produções utilizam helicópteros para fazer as tomadas aéreas. No entanto, para filmar os F/A-18E de Top Gun: Maverick, a produção precisava de um avião que pudesse voar mais alto e rápido. Por isso, o Phenom 300 da Valley Horizons, além de dois Aero L-39 Albatros foram os jatos ideais para o trabalho. Inclusive, eles já participaram de várias outras produções. Enquanto o Phenom 300 participou do documentário Countdown: Inspiration4 Mission to Space, da Netflix, os Albatros filmaram os Airbus A350 da Delta.
Não foram só as tomadas de batalhas que o Phenom fez. Ele ainda filmou as tomadas aéreas do porta aviões USS Abraham Lincoln que aparecem no filme, como você pode ver no vídeo abaixo.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.