Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pergunta da semana: O que é aquele “treco” pendurado na cauda do 787?

Depois que coloquei o vídeo dos pousos com vento cruzado durante a fase de testes do Boeing 787, vários leitores perguntaram o que era “aquele negócio” pendurado por uma corda na cauda do avião e pra que serviria?

O nome daquele treco é “trailing cone” e ele de perto é assim:

Este cone é instalado na parte de trás do avião, a uma distância específica para que não sofra influência do ar que está passando pela fuselagem e asas do avião. Por não sofrer esta influência, mede a pressão estática do ar que será usada para calibrar as tomadas de estática do próprio avião. Estes furos no cone servem para estabilizar o medidor de pressão durante o voo.

Como é possível ver, a maioria dos aviões novos voam com esse trailing cone anexado, até que todas as medições dos sensores do avião estejam calibrados.

Abaixo foto do A380 em voo de teste (foto do Airliners.net)

E aqui o trailing cone no 787 (foto cortesia do site da Boeing)

Resumindo então, o trailing cone serve para calibrar os instrumentos de altitude e velocidade e estes são comparados com o avião (pacer) que sempre acompanha os primeiros voos lado a lado.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.