De acordo com a Organização das Nações Unidas, existem 193 países no mundo. No entanto, dos 193, apenas cinco não tem aeroportos. E os cinco estão na Europa. Você sabe que países são esses?
1. Andorra

Andorra é um micro país de apenas 467 km², espremido entre a Espanha e a França. Sua população é de apenas 77 mil habitantes. Andorra é tão pequena que não tem um aeroporto próprio. O país tem três heliportos, mas avião não pousa ali. O aeroporto mais próximo do país é o Andorra–La Seu d’Urgell, a 12 km da fronteira, na Espanha. Ali é o hub das companhias regionais Air Andorra e Andorra Airlines. Sim, o país não tem aeroportos, mas “tem” duas companhias aéreas (oficialmente, elas são espanholas).
Para voos internacionais, os principais aeroportos que atendem Andorra são Barcelona, na Espanha, e Toulouse, na França.
2. Liechtenstein

Outro país minúsculo e montanhoso da Europa, Liechtenstein também não possui aeroportos! Existe um heliporto na cidade de Balzers, no sul de Liechtenstein, mas é só isso mesmo. Um dos aeroportos mais próximos é o St. Gallen-Altenrhein, na Suíça e que recebe voos fretados. Do lado alemão, o Aeroporto de Friedrichshafen chega a receber voos da Lufthansa bem como da easyJet, mas são poucos voos ali.
Dos grandes aeroportos do mundo, o mais próximo de Liechtenstein é o de Zurique, na Suíça. O aeroporto tem ferrovias para as cidades de Buchs e Sargans, na Suíça, de onde saem ônibus para Liechtenstein.
3. Mônaco

Mônaco é uma cidade-estado na costa do Mediterrâneo, lá no sul da França. Além de ser uma cidade muito densa, cheia de prédios ao redor das ruas que compõem a tradicional pista de Formula 1, Mônaco ainda foi construída em uma encosta. Portanto, quer lugar menos apropriado para se construir um aeroporto? A cidade-estado tem um heliporto, mas aeroporto simplesmente é impossível de se construir ali.
Os moradores de Mônaco podem pegar voos internacionais no aeroporto de Nice, no Sul da França.
4. San Marino

Ainda no clima de Formula 1, vamos passar do GP de Monte Carlo pro GP da Emilia-Romagna. Durante muitos anos, o autódromo de Ímola sediou o GP de San Marino, apesar de ficar na Itália. Pois é, San Marino é um pequeno país dentro da Itália, com apenas 61 km² e 33 mil habitantes. Pequeno demais para ter seu próprio circuito de Formula 1, assim como seu próprio aeroporto. Assim como os outros países da lista, San Marino possui um heliporto. Os aeroportos mais próximos dali são os de Rimini e de Bolonha, na Itália.
5. Vaticano

Por fim, não poderia faltar o menor país do mundo, o Vaticano. É simplesmente impossível construir um aeroporto num país de 0,44 km² cravado no coração de Roma. Apesar de ser muito pequeno, o Vaticano ainda tem um heliporto, onde embarcam e desembarcam autoridades e chefes de estado. Porém, se o Papa ou alguma autoridade quiser voar para o Vaticano, vai ter de pousar em um dos dois aeroportos internacionais de Roma mesmo.

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.


