Ontem a noite, um 747 Dreamlifter, super cargueiro usado pela Boeing para transportar partes do B787 pousou no pequeno aeroporto Coronel Jabara ao invés de pousar na Base Aérea McConnell [Air Force Base].
Até aí nada demais, o problema é que a pista de Jabara tem apenas 1859 metros de comprimento, só 300 metros a mais que o Santos Dumont no Rio, e o pior, o Rio está ao nível do mar e Bajara está a 1400 pés de altitude.
Não é a primeira vez que um avião com capacidade maior do que o aeroporto comporta pousa erroneamente, aqui mesmo no AeM já postei dois casos: O DC-8 e o C-17, e ambos conseguiram sair com sucesso do local, depois de muitos cálculos de performance.

Embora possa parecer um erro grotesco, vejam só esta imagem que tirei do Google Earth mostrando a proximidade dos dois aeroportos, e o pior, as pistas são alinhadas no mesmo sentido:

Ainda é cedo para saber como vão decolar o Dreamlifter de lá, mas ele precisa de mais de 2600 metros para decolar com peso máximo. Com ele totalmente vazio (como fizeram com o DC-8), e os motores a pleno, será possível apreciar uma bela decolagem.
Aqui abaixo o diálogo entre a torre e os pilotos, quando estes percebem que pousaram no aeroporto errado.
Este post será atualizado conforme novas informações chegarem.
Update 1: Não só o comprimento da pista é um empecilho, existe a chance do peso da aeronave ter causado danos ao asfalto da pista, que não foi projetada para “mamutes” deste tamanho. Após análise da pista e descarregamento, tentarão decolar ainda hoje. Com pouco combustível e zero de carga, o 747 é capaz de decolar com 110 nós (177 203 km/h) em full thrust take off, portanto se a pista estiver em bom estado, não vai ser problema sair de lá.
Update 2 DECOLOU (via Rodrigo Muniz / Gustavo Pilati):
Update 3: Nota Oficial da Boeing:
Um Dreamlifter com destino a McConnell Air Force Base em Wichita pousou inadvertidamente mas com segurança ontem a noite no aeroporto Colonel James Jabara Airport. Não houve qualquer ferido ou danos a aeronave.
O avião pode decolar daquela pista e o fará na tarde de hoje. De lá seguirá para o pouso em McConnell Air Force Base.
A Boeing contrata a Atlas Air para voar esta aeronave. Estamos trabalhando com a Atlas Air para determinar as circunstâncias [do pouso].
Doug Alder – Media Relations – Boeing Commercial Airplanes