Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Obras legais para conhecer Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira, Minas Gerais, há exatos 149 anos. (Domínio Público/Wikimedia Commons)

Hoje, 20 de julho, é aniversário de Alberto Santos Dumont. Há exatos 149 anos, o pioneiro da aviação nascia em Palmira (hoje, Santos Dumont), em Minas Gerais. Desde que começou a voar de balões, Santos Dumont sempre chamou a atenção da imprensa mundial. E, em 1906, chegou em seu ápice, fazendo o primeiro voo de um avião que decolou por meios próprios, sem auxílio de catapulta, declive, trilhos e afins.

Desde o início do século 19, Santos Dumont é reverenciado em reportagens, livros, filmes, séries, animações, quadrinhos e até músicas. Selecionamos algumas obras que falam do inventor brasileiro.

Ep. 542 O Gênio Brasileiro

YouTube player

Começamos, claro, com o vídeo que o Lito fez contando a biografia do nosso aviador! E sem querer entrar, ou alimentar, essa discussão de quem inventou avião, o Lito consegue contar muito bem não só a vida do Alberto, mas destacar toda importância que ele teve para o desenvolvimento do avião. E, independentemente de quem voou primeiro, é inegável a importância de Santos Dumont para o desenvolvimento da aviação mundial.

Livro Santos Dumont – Alcy Cheuiche

Livro Santos Dumont
(foto: Lucas Conrado)

Começando por uma biografia mais curta do aviador, mas que dá um bom panorama sobre a vida de Santos Dumont. Lançado pela L&PM, o pocket book de 122 páginas é uma boa introdução à vida de Santos Dumont. Se você quiser conhecer a história do aviador e estiver com pouco tempo, esse é um bom começo.

Livro: Asas da Loucura – A extraordinária vida de Santos Dumont – Paul Hoffman

Asas da Loucura
(foto: Lucas Conrado)

Infelizmente, Santos Dumont é mais conhecido no Brasil do que em outros países. Por isso, a maioria de suas biografias foram escritas por autores brasileiros. Dessa forma, existe muita crítica a essas biografias por ter um suposto ufanismo. Assim, uma recomendação bem legal é o livro Asas da Loucura – A Extraordinária vida de Santos Dumont, escrito pelo jornalista americano Paul Hoffman. Se o problema das biografias é um suposto ufanismo, nesse livro o ufanismo não existe, já que foi escrito por um autor da terra dos Irmãos Wright. E Hoffman mergulha a fundo na vida do aviador brasileiro, também destacando a sua importância para a aviação mundial. Recomendadíssimo!

Minissérie Santos Dumont – HBO

Em 2019, a HBO lançou a minissérie Santos Dumont. Ela chama atenção por ser uma superprodução, com fotografia e efeitos especiais lindos, que não devem em nada para séries estrangeiras. Gravada no Brasil e na França, com atores dos dois países e falando os idiomas originais, a série é muito bem feita. São apenas seis episódios, que visitam pontos mais importantes da vida do inventor, por exemplo, sua infância, os primeiros voos de balão, o voo do 14 Bis e sua morte.

Infelizmente, a HBO Max fez o favor de tirar a série de seu catálogo. Dessa forma, fica mais difícil de assistir a essa obra prima. Mas fica o trailer aí embaixo.

YouTube player

Música: Alberto – Chico César com Seu Pereira

“Alberto Santos Dumont, para ver o que é bom, subiu ao céu…” assim começa a música Alberto, do cantor e compositor Paraibano Chico César. Essa versão saiu no DVD Estado de Poesia ao vivo, de 2015, e contou com a participação de Seu Pereira. Enfim, não adianta eu falar muito. Confira a música aí!

YouTube player

Livro: O Jornalista, o Escritor e o Aviador – Aluízio Falcão Filho

Livro Santos Dumont
(foto: Lucas Conrado)

Um jornalista frustrado ganha um prêmio na loteria e tem sua vida virada de cabeça para baixo de um dia para o outro. Cansado da vida de playboy e sem saber o que fazer com a grana, ele recebe uma proposta: investigar a vida e os segredos de Alberto Santos Dumont. Então, o jornalista começa a investigação e se vê em uma conspiração que envolve não só o aviador, mas também seu ídolo, o escritor francês Jules Verne. Essa é a trama de O Jornalista, o Escritor e o Aviador, livro de Aluízio Falcão Filho.

O livro parece a trama de uma série ou filme de ação. E tem uma linguagem bem leve, que flui sem você nem sentir. Misturando realidade e ficção, o livro conta uma outra versão da vida do inventor brasileiro, no qual ele e Jules Verne estão envolvidos em uma nova invenção que seria capaz de mudar a história da humanidade.

Quadrinhos: Santô e os Pais da Aviação – Spacca

quadrinhos santos dumont
(foto: Lucas Conrado)

Uma das obras mais interessantes sobre a vida de Santos Dumont é a graphic novel Santô e os Pais da Aviação. Usando um traço cartunesco muito legal, o quadrinista Spacca visita os principais pontos da vida de Santos Dumont, mas focando mais na época de seus balões e aviões. O que é legal dessa obra é que, como está claro no título, ela se foca em Santos Dumont. Mas também reverencia os outros inventores e aviadores da época que contribuíram para a aviação mundial, incluindo os Irmãos Wright.

O projeto gráfico é bem legal, alternando o traço cartunesco e divertido do Spacca com fotos reais de Santos Dumont e outros personagens da história. É uma obra para todas as idades, mas é um presente bem legal para crianças e adolescentes que estão começando a se interessar pela aviação.

Extra: O voo da réplica do 14 Bis

Em 2017, durante o Show Aéreo da Academia da Força Aérea, o Lito registrou a decolagem da réplica do 14 Bis. O aviador Alan Calassa foi responsável por esse voo incrível, que você pode conferir no vídeo abaixo!

YouTube player

Enfim, quer saber de mais novidades da aviação? Então nos siga no TwitterInstagramFacebook e TikTok.

+ do Blog Aviões e Músicas

Voando com o Lito pelo Nordeste

O Michigan é um dos 50 estados que fazem parte dos Estados Unidos, localizado na região norte–nordeste do país, sendo o maior produtor de carros e caminhões, além de ser o

Leia Mais »
logo aem site rodape 2

Um portal feito para leigos, entusiastas, curiosos, geeks, amantes de aviões, aeroportos e viagens.